Americano avança às oitavas de final da Copa Rio, e Goytacaz é eliminado na primeira fase
Matheus Berriel - Atualizado em 23/08/2023 17:16
Comemoração do Americano após classificação nos pênaltis
Comemoração do Americano após classificação nos pênaltis / Foto: Reprodução/Cano TV
Dos dois clubes campistas que iniciaram a Copa Rio, apenas um avançou para as oitavas de final. Trata-se do Americano, que se classificou nos pênaltis, vencendo o Barra da Tijuca por 4 a 3,  após derrota por 1 a 0 no jogo de volta da final, no Ferreirão, em Cardoso Moreira. Na partida anterior, fora de casa, o Alvinegro havia feito 1 a 0 no adversário. Já o Goytacaz, que perdeu em casa para o Olaria há uma semana, por 1 a 0, voltou a ser derrotado, agora por 2 a 1, no estádio carioca da rua Bariri. Desta forma, se despediu da competição.
Precisando da vitória, o Barra da Tijuca começou tentando encurralar o  Americano no Ferreirão. Porém, mesmo com a vantagem do empate, a equipe campista não se abdicou de atacar. Inclusive teve uma grande chance de marcar no primeiro tempo, em finalização de Ruan Lopes, de cabeça, no travessão. Na sequência do lance, o árbitro chegou a dar pênalti em Bruno Eduardo, mas voltou atrás para marcar impedimento, assinalado por um dos bandeirinhas, em lance polêmico.
Veio a segunda etapa, e nela o Barra da Tijuca alcançou o resultado necessário para forçar a disputa por pênaltis. Aos 25 minutos, Henrique cruzou na área e contou com a colaboração do goleiro Aydhan, que errou ao tentar encaixar e permitiu que a bola fosse parar no fundo da rede. Dali em diante, ameaçado da eliminação, o Cano passou a criar mais, porém, não conseguiu chegar ao gol.
Nos pênaltis, não faltou emoção. Gerley abriu convertendo pelo Americano, mas Marlon deixou tudo igual.  O Barra da Tijuca teve oportunidade de ficar em vantagem quando Léo Itaperuna parou no goleiro Thiago. Porém, Aydhan também pegou a cobrança de Henrique, começando a se redimir da falha durante a partida. Após gol de Willian Amendoim, Aydhan brilhou novamente ao defender o chute de Sheldon, deixando o Cano em vantagem. Acontece que Jackson isolou na cobrança seguinte, e Matheus balançou a rede para igualar o marcador outra vez. Como Walber e Thiaguinho também marcaram, foi necessária uma série extra de cobranças, em que Wander converteu, enquanto Aydhan parou Marquinhos, classificando o time alvinegro com três defesas na disputa.
Já no estádio da rua Bariri, a rede balançou três vezes, todas elas no segundo tempo. O Olaria marcou primeiro, aos dois minutos, com Emerson, abrindo dois gols de vantagem no confronto. O Goytacaz ainda conseguiu empatar o jogo de volta, aos nove minutos. Porém, Victor fez 2 a 1 para o clube carioca no minuto seguinte, definindo o placar agregado em 3 a 1.
Nas oitavas de final da Copa Rio, o Americano enfrentará o Nova Iguaçu, um dos clubes que não precisaram disputar a primeira fase. A primeira partida está marcada para a próxima quarta-feira (30), às 14h45, novamente no Ferreirão, com o jogo de volta agendado para a quarta seguinte (6), no mesmo horário, mas no estádio do adversário. O Goytacaz, por sua vez, voltará as suas atenções para a Série B1 do Campeonato Estadual, com estreia marcada para o dia 9 de setembro, contra o Serra Macaense, no Aryzão, em Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS