Veteranos abrem a Copa Honda Saldanha de Beach Tennis em grande estilo
Diante de bom público e com grandes jogos, os atletas mais experientes da Copa Honda Saldanha de Beach Tennis abriram a competição na noite dessa sexta-feira (18). Foram mais de quatro horas com a bolinha voando, até serem confirmados os títulos de Ricardo e Elcinho, na categoria 50+ aberta, e de Carlos Boynard e Jorge Falcão, na 60+ aberta. Com apoio do Grupo Folha e programação neste fim de semana e no próximo, o evento acontece no Clube de Regatas Saldanha da Gama, em Campos. Entrada Franca.
Reunindo seis duplas, a categoria 60+ Aberta (podendo ser disputada por duplas masculinas, femininas e mistas) foi a primeira a ser decidida. Na primeira fase, a dupla campeã estreou vencendo Marcelo Gomes e Norma Cristina, única parceria mista, por 6/0. Em seguida, Carlos Boynard e Jorge Falcão fizeram um jogo acirrado contra Jacy Sales e Ronaldo, que levaram a melhor por 7/6. A recuperação veio no mata-mata, com Carlos e Jorge superando Luiz Sena e Paulo Vasconcellos na semifinal, por 6/3, e triunfando sobre Cláudio Falquer e Francisco Cunha na final, por 6/1.
— Os parabéns são coletivos, para todos do Saldanha, que mais uma vez organizam um torneio desse nível — disse Carlos Boynard. — Destaco o Joaquim Sanguedo, que é um guerreiro. Tenho também que cumprimentar o Ronaldo, que participou sendo o mais veterano. É uma integração muito legal. Para mim, o resultado é o que menos interessa. A gente foi atleta a vida toda, então, chegar nessa idade e ainda conseguir jogar, brincar, acho que é o mais interessante. Agradeço ao meu parceiro, que foi incansável, jogou machucado na última partida. E nos próximos dias teremos mais grandes jogos nas outras categorias. O torneio do Saldanha é realizado com excelência — complementou Carlos, tendo as palavras compartilhadas por Jorge Falcão.
Já na categoria 50+ Aberta, a disputa foi entre nove duplas. Ricardo e Elcinho chegaram ao título de forma invicta, com quatro vitórias em quatro jogos. Na primeira fase, passaram por Márcio Pereira e Robson Gama, por 6/4, e ainda por Carlos Alves e Eliezer Gomes, fazendo 6/1. Automaticamente classificados para a semifinal, encontraram novamente Márcio e Robson, repetindo o placar de 6/4. Já na decisão, a vitória sobre Gustavo Sobral e Jamil Viana, por 6/3, coroou toda a campanha.
— É até difícil explicar a felicidade. Só de estar aqui jogando com os amigos já nos dá uma satisfação enorme, sem falar na grandeza do evento, com grande cobertura. O somatório disso tudo nos dá muito orgulho — afirmou Ricardo.
— O beach tennis é apaixonante. Quando você é campeão de um torneio como esse, com partidas bem disputadas, a moral vai lá em cima (risos). Estou muito satisfeito, é o terceiro torneio em que saio campeão. Uma satisfação maravilhosa. Parabéns a todos pela realização do evento — destacou Elcinho.
Neste sábado (19), acontecem as categorias B masculina, a partir das 8h; B feminina, a partir das 9h30; D masculina, a partir das 13h30; e D feminina, com início às 15h. Também haverá disputas neste domingo (20), às 8h e 11h, com as categorias B mista e D mista, respectivamente. Os jogos das demais classes (40+ masculina e 40+ feminina; open masculina, open feminina, C masculina e C feminina; sub-12, open mista e C mista) vão ocorrer no próximo fim de semana (dias 25, 26 e 27).
Estrutura - No Saldanha, há cinco quadras próprias para o beach tennis, onde durante o ano acontecem aulas para sócios e não sócios. Para a Copa Honda Saldanha, foram feitas adequações nas quadras, como instalação de telas no lugar de paredes, beneficiando a visibilidade do público. Também foram montadas arquibancadas nas duas quadras principais.