Volta às aulas movimenta comércio de Campos
Channa Vieira - Atualizado em 11/01/2025 09:09
O mês de janeiro não é só para curtir as férias; o momento também é de comprar o material escolar das crianças, o que requer muita atenção para não pagar mais caro. A internet tem sido uma opção nos últimos anos. Em Campos, o Procon realizou uma pesquisa de preços em lojas físicas, entre os dias 2 e 3 de janeiro, registrando uma diferença de 875% entre duas unidades de apontador simples. O órgão alerta para que os pais e responsáveis fiquem atentos na hora da compra.

De acordo com a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Campos), foram analisados 48 produtos em seis estabelecimentos da cidade. Entre os produtos analisados estavam caderno, borracha, lápis, hidrocor, corretivo, dicionário, caneta, cola, giz de cera, lancheira térmica e pasta com elástico. A menor diferença encontrada foi referente ao Papel Chamex ou Report 500 fls, que teve variação de 13,03%.

O secretário Executivo do Procon, Carlos Fernando Monteiro, orienta que os pais e responsáveis façam a pesquisa antecipadamente. “O consumidor também pode acessar a pesquisa na nossa rede social; com certeza vai verificar descontos significativos e proporcionar uma economia muito grande nesse início de ano.”

Proprietária de uma loja de material escolar em Campos, a empresária Amanda Pereira conta que, desde dezembro, os clientes já estão pesquisando e comprando produtos para a volta às aulas.

— Já estamos tendo movimento desde dezembro, mas em janeiro mais do que nunca, por conta do retorno das aulas no começo de fevereiro. Muitos já estão comprando suas listas e garantindo as melhores marcas e os melhores lançamentos. Todo ano a pesquisa de preços se intensifica e a procura por marcas melhores também — contou Amanda, acrescentando que os clientes querem durabilidade e qualidade com preço acessível e que o seu estabelecimento trabalha com esses tipos de produtos.

A cirurgiã dentista Kissilla Gomes, de 37 anos, é mãe de duas crianças em fase escolar, com idades de 8 e 4 anos, e destaca que essa é uma época de muita apreensão para os pais e responsáveis, já que o gasto é grande.

— Nós sabemos da importância da educação para os nossos filhos, mas temos que falar sobre os preços cada vez mais altos dos materiais. Eu tenho dois filhos e o gasto com material é muito alto. O mês de janeiro, que seria para curtir as férias, se torna o terror dos pais — brincou Kissilla.

Para ela, a pesquisa de preços é a melhor solução na hora da compra, sobretudo na internet, que se tornou uma aliada importante não só pelo preço, mas também pela praticidade.

— Hoje eu começo pesquisando os preços na internet, e muitas vezes estão com produtos mais baratos. Eu tenho deixado para comprar em loja física apenas o que não encontro por lá ou que realmente o preço não estava melhor — ressaltou a dentista.
Fotos: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS