Vendas de Cosme e Damião movimentaram o comércio campista
Yasmim Lima - Atualizado em 26/09/2024 18:40
Venda de Cosme e Damião
Venda de Cosme e Damião / Foto: Rodrigo Silveira
 
O Dia de Cosme e Damião, celebrado pela Igreja Católica dia 26 de setembro e no dia 27 pelas religiões afro-brasileiras, movimentou as vendas em lojas de doces e balas nesta quinta-feira (26) na região do Mercado Municipal, em Campos. A data é marcada pela tradicional entrega de saquinhos de doces para as crianças.
Esta é uma das datas comemorativas em que, além do aumento considerável nas vendas, há um movimento intenso da população, que lota os estabelecimentos comerciais na região central da cidade. O comerciante e proprietário de uma loja próxima ao Mercado, Alexandre Biscoito, conta que sempre na véspera as vendas são maiores.
“A expectativa já era boa. Todo ano a gente espera sempre mais e este ano foi o esperado, tivemos bastante vendas. O brasileiro sempre espera para a última hora, não tem jeito, então tivemos muitas vendas nesta quinta-feira também. A véspera é sempre o maior dia das vendas. E o legal disso é que vemos a tradição passar de geração em geração. Tem mães que vieram aqui trazendo seus filhos e os filhos que futuramente vão estar comprando. A tradição é fundamental”, contou.
As vendas movimentaram o comércio de Campos
As vendas movimentaram o comércio de Campos / Foto: Rodrigo Silveira


E como todo brasileiro que deixa para comprar os doces de última hora, Anderson Souza esteve na loja no final da tarde desta quinta-feira para garantir os doces das crianças. Segundo ele, há mais de 25 anos a tradição de entrega dos saquinhos de Cosme e Damião é mantida para crianças do bairro Pecuária.

“O Dia de Cosme e Damião significa saúde, então a gente procura sempre a saúde das pessoas e prosperidade. É isso que a data significa para mim. Eu mantenho a tradição já há 25 anos, entregando doces para as crianças do bairro da Pecuária. Eu preparo os doces nos saquinhos e os deixo em casa e as crianças passam por lá durante o dia e pegam os doces. Vejo que toda essa tradição representa um desejo realizado para as crianças”, disse.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS