Cidennf se destaca no II Seminário Internacional de Turismo Sustentável no Rio
O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) teve participação no II Seminário Internacional de Turismo Sustentável, realizado nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro. Representando os municípios consorciados, a presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, acompanhada do secretário executivo, Vinicius Viana, abordou a relevância do projeto Rota Caminhos do Açúcar para o desenvolvimento socioeconômico regional, além da capital.
Durante o painel "Turismo Fora da Capital: Como a regionalização do Turismo colabora para o desenvolvimento socioeconômico das pequenas e médias cidades", Fátima apresentou o projeto turístico Rota Caminhos do Açúcar, que já incorpora dezenas de roteiros turísticos integrados. Além disso, a presidente enfatizou a conexão do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
— Este evento representa uma oportunidade significativa para destacar a importância da Rota Caminhos do Açúcar no fortalecimento do turismo de forma integrada nos municípios consorciados. Além disso, a Rota não apenas promove o turismo, mas também está alinhada com metas globais estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o crescimento econômico sustentável e a preservação, proteção e conservação de todo o patrimônio cultural e natural, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico do interior fluminense — destacou Fátima Pacheco.
Vinicius Viana reforça que o projeto Rota Caminhos do Açúcar já demonstra resultados promissores. Entre seus objetivos estão a formação de guias turísticos regionais, capacitação de agentes de roteiros e profissionais para o turismo rural, e a promoção de festivais que exaltam a cultura local e regional.
— A participação do Cidennf em um evento internacional foi um marco significativo, mostrando o potencial do turismo sustentável como catalisador de desenvolvimento socioeconômico. O compromisso com os ODS e a integração regional reforçam o papel do Cidennf como um agente de transformação nas cidades do interior fluminense — ressaltou Vinicius Viana.
O II Seminário Internacional de Turismo Sustentável, promovido pelo Instituto Intus, foi marcado pela presença do secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e de representantes dos municípios consorciados. Além disso, contou com a participação dos embaixadores do Quênia, Guiné Bissau, Etiópia e El Salvador, representantes de mais de 60 cidades brasileiras e do mundo, debates e cases de 10 países, além de entidades internacionais de fomento e apoio a projetos sustentáveis.
Fonte: Cidennf