Revitalização do Centro Histórico de Campos gera grande expectativa no comércio
Channa Vieira 22/05/2024 21:45 - Atualizado em 22/05/2024 21:50
As ações de revitalização do Centro Histórico de Campos estão em andamento, o que aumenta a expectativa dos comerciantes para alavancar as vendas na área central. O objetivo da revitalização é resgatar a beleza e a segurança do Centro, buscando atrair clientes e movimentar a economia do lugar. 
Os trabalhos estão sendo executados por diversas secretarias municipais, e coordenados pelo Turismo, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 
O empresário Adel Nassar, que possui duas lojas no Centro, apoia a revitalização, mas ressalta que o tempo de duração das ações é longo. 
— Apoio a revitalização, pois é um bom projeto. Mas a execução é demorada e há anos falamos sobre isso sem ver resultados. Mesmo serviços menores não são feitos pela Prefeitura. Se a revitalização acontecer, o Centro vai melhorar, beneficiando a maioria. É importante também considerar a necessidade de estacionamento adequado e transporte público. Em geral, o projeto é bom e irá satisfazer a todos, mas precisa ser executado, pois não será concluído em um ou dois anos — destacou Nassar. 
De acordo com a Prefeitura de Campos, na última semana, foi concluída a reforma do Busto de Assis Chateaubriand, localizado no Largo da Imprensa, no Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro. Também foi reformado o Monumento ao Pelourinho, que é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam), com a recolocação das pedras portuguesas. 
Os trabalhos começaram no dia 24 de abril, quando foi realizada a limpeza das canaletas do Calçadão e a reconstrução da calçada na região do Chá Chá Chá, locais que abrigam muitos comércios.
Silvana Moraes, de 60 anos, é moradora da rua Barão de Amazonas, no Centro, e cliente assídua do comércio da área. Ela mora no local desde a infância, e presenciou várias mudanças realizadas no Centro, principalmente da Praça do Santíssimo Salvador.
— Eu tenho um apego muito grande pelo Centro, onde cresci e vi também o comércio crescer. Eu tenho amizade com muitos comerciantes antigos, que vem desde a época da minha mãe, como na loja de tecidos A Noiva, onde ainda compro muito, mesmo tendo outras opções na cidade, hoje em dia. Eu acho importante valorizar esses comerciantes, que foram e ainda são importantes. Como moradora daqui, também está sendo muito bom ver o meu bairro sendo revitalizado, a gente se sente bem morando em um lugar cuidado — ressaltou Silvana, acrescentando que espera também que as mudanças possam garantir a segurança de quem anda pelas ruas do Centro.
João Baptista, atendente de uma loja de condimentos no Calçadão, elogiou a reforma feita em frente ao estabelecimento, onde um buraco foi coberto com pedras portuguesas. 
— Isso é mais segurança para todos nós que andamos todos os dias no Calçadão e para as pessoas que necessitam vir ao Centro, mas as próprias pessoas precisam estar mais conscientes e evitar jogar lixo em locais inapropriados — enfatizou.
Foto: Rodrigo Silveira 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS