Comércio campista poderá funcionar no feriado de Corpus Christi
15/05/2024 15:48 - Atualizado em 15/05/2024 15:49
 
Confecção de tapetes na Praça do Santíssimo Salvador
Confecção de tapetes na Praça do Santíssimo Salvador / Foto: Divulgação
O comércio de Campos terá a permissão para funcionar no feriado de Corpus Christi, celebrado este ano no dia 30 de maio, uma quinta-feira. Isso é permitido pela Cláusula 7ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que prevê a possibilidade de um acordo entre empresários e colaboradores para a abertura das lojas. O funcionamento, então, poderá ser com a presença dos funcionários, sendo o dia pago com hora extra o folga. 
Divulgação
Divulgação


Maurício Cabral, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), explica que, tradicionalmente, o comércio não abre em Corpus Christi devido à importância da data para a Igreja Católica. Como consequência, órgãos públicos municipais, estaduais e federais costumam decretar ponto facultativo na sexta-feira, criando um feriado prolongado. No entanto, Cabral destaca que outros setores da economia, como lojas e agências bancárias, funcionam normalmente, especialmente no comércio de bairros, bem como no sábado.

Tradição
Corpus Christi, celebrado em 30 de maio este ano, não é considerado um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Na tradição católica, a data é marcada pela confecção e exposição de tapetes coloridos, procissões e a recepção da hóstia, simbolizando o corpo de Jesus Cristo. Para os católicos, a última ceia e reunião de Jesus Cristo com seus doze apóstolos aconteceu em uma quinta-feira, o que torna a data significativa.
Fonte: Ascom Sindivarejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS