Barracas padronizadas por melhores condições de trabalho a feirantes
16/12/2023 12:55 - Atualizado em 16/12/2023 13:00
Divulgação/Secom Campos
A padronização da feira livre vem sendo adotada em diversas cidades do país e, em Campos, não poderia ser diferente. Com tudo pensando na valorização da imagem da Feira da Agricultura Familiar e do Pescado, tornando os ambientes mais atrativos, o prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, entregou, na manhã deste sábado (16), as novas barracas padronizadas nas feiras da praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Sacro), no Parque Leopoldina; da praça do Flamboyant I e da praça da Igreja São Benedito, em Goitacazes.
As novas barracas possuem padrão único, com tendas de 3 metros por 2 metros, novos tabuleiros de 2 metros por 1 metro, e os feirantes trabalham com jalecos, bonés e aventais para aqueles que manipulam o pescado. “Este é um momento de realização de um compromisso com os feirantes, dando uniformes e barracas padronizadas, mas é bom lembrar que esta não é uma ação isolada dentro do nosso planejamento. Estamos comprando os alimentos dos feirantes, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal, que são sendo distribuídos para as entidades socioassistenciais; está vindo o Ceasa Municipal, que vai proporcionar melhores condições para os agricultores; e também vamos licitar a nova Feira Municipal que irá funcionar na Praça da República. É um conjunto de ações que a Prefeitura está realizando para dar mais condições e qualidade de vida aos feirantes”, disse o prefeito Wladimir.

De Mundeus, distrito de Travessão de Campos, a produtora rural Katiane Rangel disse que as novas barracas garantiram um aspecto melhor da feira. “Está tudo mais organizado e bonito”, afirmou. Também obteve a mesma opinião a agricultora Marli Ferreira de Freitas. “Agora temos estrutura de qualidade para poder vender os nossos produtos e atender melhor os nossos clientes”.

A dona de casa Jocely Castilho frequenta a feira da praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Sacro) todos os sábados e disse que agora está mais fácil de identificar o ambiente. “Estas barracas padronizadas e os produtores uniformizados garantem mais visibilidade, tanto para os feirantes quanto para nós que estamos sempre frequentando”, disse.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, a padronização lança a nova Feira da Agricultura Familiar e do Pescado. “Esta é uma determinação do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes. Sabemos que o grande desafio do agricultor é vender e quando ofertamos esta padronização facilitamos ainda mais a comercialização dos produtores. É uma indústria que envolve aproximadamente 300 famílias que vivem por comercializar alimentos nas feiras itinerantes de Campos, e no plano do governo de Wladimir estava escrito que ajudar a agricultura familiar seria uma das diretrizes e estamos cumprindo”, afirmou.
Divulgação/Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS