Representantes de micro e pequenas empresas do NF visitam o parque termelétrico da GNA
24/08/2023 16:00 - Atualizado em 24/08/2023 16:09
Empreendedores visitam parque termelétrico
Empreendedores visitam parque termelétrico / Divulgação - GNA
Nessa quarta-feira (23), 15 micro e pequenos empreendedores de diversos setores do comércio e prestação de serviços de Campos e de São João da Barra visitaram o parque termelétrico da GNA (Gás Natural Açu), localizado no Porto do Açu. O encontro integra o programa Capacita Fornecedores, iniciativa lançada há um ano, fruto de uma parceria entre a GNA e o Sebrae/RJ com o objetivo de estimular o empreendedorismo e ampliar a competitividade de micro e pequenas empresas da região, por meio de oficinas, treinamentos, consultoria, dentre outras ações.
O encontro foi conduzido por Julio Marcante, diretor de Implantação e Operação da GNA, que destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico do Norte Fluminense. “Um dos nossos objetivos é deixar um legado para a população. Ou seja, a partir da implantação de um projeto estruturante focado em segurança energética para o país, geramos empregos, oferecemos qualificação profissional e capacitação aos negócios locais. Este programa, em parceria com o Sebrae, busca qualificar empresas para que possam ser integrados à cadeia de valor de toda a região”, afirma o executivo.
Nesses 12 meses de atividades, os participantes já percebem melhorias no dia a dia do seu negócio. Como é o caso da Braspex, que faz comercialização e distribuição de produtos de higiene, limpeza, químicos e descartáveis para empresas da região. Leilany Mata, a proprietária, afirma que é constante a busca por cursos de capacitação. “O programa me ajudou em diversas áreas, inclusive na implementação de projetos que, até então, não existiam dentro da empresa”.
A Braspex pretende expandir sua atuação para outras localidades. “Hoje atendemos todo o Norte/Nordeste do estado do Rio de Janeiro. Em agosto já expandimos nossa área de atendimento em Itaboraí e São Gonçalo. Até 2025 pretendemos atender todo o estado do Rio de Janeiro e chegar ao Espírito Santo, região onde já temos clientes", afirma.
Outro exemplo é Jorge Freitas, proprietário da Snelfilter, empresa fornecedora de filtros industriais para diversos segmentos. Ele conta que sentiu a necessidade de buscar especialização para alçar voos mais altos. “Ao ver uma reportagem sobre os esforços conjuntos do Sebrae e da GNA para a capacitação de empresas na região Norte Fluminense fiquei interessado e, motivado pela reputação das empresas na região, decidi participar do Capacita Fornecedores", afirma. O empresário conta que o curso tem ajudado bastante a desenvolver novas habilidades, como planejamento estratégico, finanças e gestão. “São conteúdos importantes para aplicar em meus negócios e fazê-los crescer”, conclui.
Já Maurílio Alves, proprietário da empresa Mauritec, de prestação de serviços no setor elétrico, conta que tem muita informação técnica sobre o seu negócio, porém precisava ampliar seus conhecimentos sobre gestão. “Com o Capacita Fornecedores estou aprendendo a definir estratégias, fazer orçamentos, analisar indicadores de taxa de conversão, entre outros temas importantes”, afirma.
No início do ano, durante a Rodada de Negócios promovida pelo Capacita Fornecedores entre os participantes do programa e sete empresas âncoras do Porto do Açu, Alves criou um portfólio utilizando o conteúdo recebido no programa. “Quero me posicionar de forma mais profissional no mercado. Para isso, além do portfólio, estamos aperfeiçoando a identidade visual da empresa e criando um site na internet”, destaca
Programa Capacita Fornecedores
Iniciado em julho de 2022, o programa já atendeu 199 micro e pequenos negócios, aproximando-os das empresas que atuam na região, com o intuito de gerar oportunidades de negócios. A ideia é que as empresas possam adotar práticas eficazes de gestão visando a melhoria de sua competitividade e sustentabilidade econômica e financeira.
Com duração de 18 meses, o Capacita Fornecedores intercala encontros presenciais e on-line, por meio de fóruns, palestras, cursos e rodadas de negócios. Dos 199 empreendimentos selecionados para participar do programa, 15 recebem acompanhamento individualizado, o chamado “núcleo principal". Cerca de 90% da capacitação é subsidiada pela GNA e o Sebrae Rio. Entre os segmentos prioritários estão os setores de alimentação, construção civil, confecção, hotelaria, tecnologia, serviços administrativos, ambientais e consultorias.
— Temos a convicção de que programas integrados como esse se tornam um grande pilar para o desenvolvimento econômico local. Os resultados já auferidos em outros programas têm demonstrado que o nível de competitividade das pequenas empresas sofre um incremento considerável. Em pesquisas já realizadas, o faturamento bruto aumentou para 65% dos entrevistados e o incremento de qualidade de seus produtos e serviços em 71% dos respondentes. Além disso, com a gestão aprimorada e o ganho de mercado, naturalmente o nível de empregabilidade nesses pequenos negócios também evolui, o que impacta positivamente a região. Estamos com expectativa de que o Capacita Fornecedores possa contribuir diretamente com esses resultados — destacou Guilherme Reche, Coordenador Regional Norte Fluminense do Sebrae Rio.
O programa é dividido em dois núcleos: o núcleo principal, composto por 15 fornecedores locais, sendo oito de São João da Barra e sete de Campos dos Goytacazes. Este grupo recebe atendimento individualizado com a oferta de oficinas, palestras e cursos. Já o núcleo de transbordamento, que compreende as empresas do entorno, é formado por 55 empresas locais, com oficinas remotas, palestras e uma rodada de negócios com participação de sete empresas âncoras do Porto.
Até o momento, o programa totalizou 630 horas de consultoria, quatro oficinas, três palestras, dois cursos e uma rodada de negócios. E os participantes ainda seguem aprendendo, pois o programa tem encerramento previsto para dezembro de 2023.
Fonte: GNA
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS