Uenf promove evento 'Caminhos do Rio Paraíba do Sul' nesta quarta-feira
O evento "Caminhos do Rio Paraíba do Sul", oportunidade de repertório e mais conhecimento sobre importância, demandas e mazelas do rio que corta a cidade de Campos, será realizado nesta quarta-feira (27), das 8h às 18h, no Centro de Convenções da Uenf. A realização é do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, Casa de Cultura Villa Maria, Pró-Reitoria de Extensão da Uenf (PROEX), Caminhos Turísticos do Norte Fluminense, Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (LEEA) e Oficina de Geologia e Geoprocessamento (OfiGeo).
Todo um roteiro com passagem por pontos específicos do rio, dentro da cidade, também foi montado. Para quem vai fazer o roteiro, a saída será da Uenf, em frente ao Centro de Convenções, às 8h. O roteiro seguirá às margens do rio Paraíba do Sul, passando pelo Matadouro, Goiabal, Antiga fábrica de tecidos, primeiro poste a ter luz elétrica, Cais da Lapa, Estação dos bombeiros (Solar do Barão de Muriaé), Ponte general Dutra e orla de Guarus, Igreja de Santo Antônio, Retornando à UENF.
O credenciamento para as palestras será às 13h40, no Centro de Convenções. As palestras serão ministradas por quatro pesquisadores. Maria da Glória Alves vai abordar a "Evolução Geológica do RioParaíba do Sul", Simonne Teixeira, o "Patrimônio Hidráulico do RioParaíba do Sul", Teresa Peixoto vai falar sobre "Rio Paraíba: Usos e Representações" e Aristides Soffiati com a abordagem "O último afluente do Rio Paraíba do Sul: uma interpretação temerária".
Palestrantes
ARISTIDES SOFFIATI: Graduação em história pela Faculdade de Filosofia de Campos (1973), mestrado em Programa de Pós-Graduação em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência na área de História Social, com ênfase em História Ambiental.
MARIA DA GLÓRIA ALVES: Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Sensoriamento Remoto/Geologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1986) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente, é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental
SIMONNE TEIXEIRA: Graduação em história pela Faculdade de Filosofia de Campos (1973), mestrado em Programa de Pós-Graduação em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência na área de História Social, com ênfase em História Ambiental.
MARIA DA GLÓRIA ALVES: Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Sensoriamento Remoto/Geologia pelo InstitutoNacional de Pesquisas Espaciais (1986) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente, é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental.Doutora em História pela Universitat Autònoma de Barcelona (1995) e pós-doutora pela Escuela de Estudios Hispano-Americanos (CSIC/Espanha, 2011/2012). Professora associada da UENF desde 1996, bolsista do CNPq desde 2007, e ex-diretora da Casa de Cultura da UENF (2016-2019). Atua nos programas de Pós-graduação em Políticas Sociais e Ciências Naturais, é membro da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais. Coordena a Officina de Estudos do Patrimônio Cultural e o projeto Polo Arte na Escola. Pesquisa em arqueologia, história, políticas culturais e meio ambiente. Participará do Erasmus+2024 na Universidad de Almería, Espanha.
TERESA PEIXOTO: Doutora em Études Urbaines pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1998) e docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e do Curso de Ciências Sociais da UENF. Foi Vice-Reitora da UENF (2016-2019) e exerceu cargos de liderança como Diretora do Centro de Ciências do Homem e Chefe do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Paris (2012). Suas principais áreas de atuação incluem História da Cidade, Urbanismo, Planejamento Urbano, Desigualdades Socioespaciais e Políticas Públicas Urbanas.
Com informações de assessoria