Eleição para nova presidência da OAB acontece nesta segunda-feira em Campos
Yasmim Lima 25/11/2024 16:12 - Atualizado em 25/11/2024 16:46
Eleição OAB
Eleição OAB / Foto: Rodrigo Silveira
Advogados e advogadas compareceram às urnas nesta segunda-feira (25), desta vez, para eleger a presidência da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campos para o triênio de 2025 a 2027. A eleição começou às 9h e se encerra daqui a pouco, às 17h. O movimento no local é intenso desde a manhã desta segunda.
A eleição conta com três chapas na disputa. O atual presidente da OAB, Filipe Estefan, destaca que é um momento importante para a advocacia. Ele conta ainda que esse deve ser o maior público votante de toda a história.

“É um dia importante para a advocacia, onde nós vamos escolher os novos diretores, o novo conselho que irá administrar a instituição pelos próximos três anos. E é um momento também de reencontro e de confraternização, onde a gente rever todos os colegas, a oportunidade de apertar a mão, de bater um papo, e isso é muito salutar. A expectativa é que a gente vai até às cinco horas da tarde recebendo um público muito grande de advogados e advogadas. Talvez, em toda a história, seja o maior público votante. Vamos aguardar o encerramento e a abertura das urnas”, falou o advogado.
Serão eleitos, além da diretoria da Seccional, representantes das subseções de todo o Estado do Rio. A sede da 12ª Subseção, que atende os municípios de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e Italva, conta com quatro urnas para votação.


A primeira chapa que foi registrada, foi a “Uma Ordem de Verdade”, em que concorre à presidência da subseção a advogada Mariana Lontra Costa e o vice-presidente o advogado Eduardo Linhares. A segunda chapa “Advocacia Unida e Fortalecida”, é a do advogado e professor Christiano Fagundes e tem como candidata a vice-presidente a advogada Léa Paiva. Já a outra chapa concorrente é “Por uma ordem sem divisão”, do advogado Jefferson Lourenço Carneiro e que contará como candidata a vice-presidência a advogada Isabela Rangel de Azevedo.

A única representante feminina concorrendo à presidência, Mariana Lontra conta com o apoio do atual presidente da OAB Campos, Filipe Estefan. Atualmente, ela é secretária-geral da OAB Campos e atua como advogada na área cível e direito das famílias. A chapa "Uma Ordem de Verdade" também é composta pelos advogados Ludmilla Vaz (candidata a secretária-geral), Aline Solino (candidata a secretária-adjunta) e Mauro Bastos (candidato a diretor-tesoureiro).

O advogado Christiano Fagundes foi vice-presidente na gestão anterior da OAB Campos, entre 2019 e 2021, de Cristiano Miller. A candidata a vice-presidente a advogada Léa Paiva, também fez parte da mesma gestão da época, como secretária-geral. A chapa é composta pelas advogadas Laura Manhães (candidata a secretária-geral), Raquel Senra (candidata a secretária-adjunta) e pelo advogado Afrânio Gualda Tavares (candidato a diretor-tesoureiro).

A última chapa a ser registrada, "Por uma ordem sem divisão", do advogado criminalista Jefferson, será composta, ainda, pela secretária-geral a advogada Cristiane da Silva Figueira, além do secretário adjunto Marco Antônio Jaber Manhães dos Santos e o diretor-tesoureiro Luiz Felipe Sardenberg.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS