Projeto 'Navegando na Poesia' lança livros escritos por estudantes de Carapebus
20/11/2024 12:21 - Atualizado em 20/11/2024 12:31
Coleção "Vamos brincar de poesia?"
Coleção "Vamos brincar de poesia?" / Foto: Divulgação

Atuante desde 2018, o projeto Navegando na Poesia iniciou no final de outubro a entrega dos livros do segundo volume da coleção "Vamos brincar de poesia?". Trata-se de livros com poesias feitas por estudantes de 43 escolas públicas em 11 municípios da Bacia de Campos, entre eles Carapebus, durante oficinas realizadas pelo projeto de 2022 a 2024. Em Carapebus, o primeiro evento está marcado para as 9h desta quinta-feira (21), na Escola Municipal Luiz Carlos Fragoso, sendo aberto aos pais e responsáveis. Posteriormente, a Escola Municipal Antônio Marcos França de Souza terá um evento equivalente. Ambos os eventos são intitulados "Porto dos Poetas: Tesouro das Ondas", dando ênfase ao valor presente nas crianças e no seu potencial criativo.

O Navegando na Poesia é um projeto realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Durante cada ano letivo, são realizadas oficinas nas 43 escolas contempladas, em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. É justamente nas oficinas que os educandos são convidados a participar de atividades lúdicas e educativas, inclusive a produção de poesias, culminando no despertar do interesse pela literatura.

— Nossos educadores buscam mostrar a poesia para os educandos de uma forma não engessada. Elementos como a música, a dança, o teatro, o desenho e a brincadeira auxiliam nesse processo, ajudando as crianças a desenvolverem sua criatividade, entre outras habilidades — explica a coordenadora do projeto, Swellen Mendonça. — Além das oficinas, também promovemos festivais de poesia em todas as escolas contempladas, tendo os educandos como protagonistas. Agora, os eventos de lançamento dos livros acontecem para coroar todo esse processo, que é muito gratificante — afirma Swellen.

Depois de produzidas, todas as poesias passaram por uma curadoria dos educadores e da coordenação pedagógica do Navegando na Poesia. Neste volume da coleção, foram selecionados 684 autores, que agora terão a oportunidade de lançar seus livros, registrados pela Câmara Brasileira do Livro, em eventos com sessões de autógrafos e fotos junto a familiares e amigos. Em Carapebus, por exemplo, há 48 autores mirins de duas escolas, que se expressaram brilhantemente em suas produções. Todos eles receberão exemplares dos seus livros, bem como as escolas e as secretarias de Educação.

— Nossas ações são voltadas ao processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de forma lúdica. Em parceria com as escolas, conseguimos cumprir um dos nossos objetivos, que é o de difundir a prática literária em todos os ambientes — reforça uma das coordenadoras pedagógicas do projeto, Tatiany Arêas. — Ao incentivarmos a produção literária, mostramos aos educandos a sua capacidade criativa e o potencial da imaginação. Por fim, quando entregamos os livros e também presenteamos as escolas, estamos incentivando a prática da leitura, tanto pelos autores quanto pelos demais educandos. Esperamos que os ares da literatura adentrem a casa de toda a comunidade, para que os dias sejam mais leves e recheados de poesia — finaliza.

Todos os 11 livros da coleção "Vamos brincar de poesia? - Vol. 2" ainda serão disponibilizados ao público em formato de e-books, na Biblioteca Virtual do Navegando na Poesia. O acesso é gratuito, sendo realizado pelo site associacaoraizes.org.br/navegando-na-poesia/biblioteca-digital/.

Frutos sendo colhidos
Atualmente com 15 anos, a escritora Eryka Pereira da Silva, de Campos dos Goytacazes, é um exemplo concreto da importância do Navegando na Poesia. Ela foi uma entre os mais de 4 mil educandos que participaram das oficinas na primeira edição do projeto, de 2018 a 2021, e teve a sua poesia selecionada para o primeiro volume da coleção. Desde então, deu continuidade à sua produção e já lançou cinco livros individuais, sendo o mais recente deles o romance "Pupila congelada".

— Foi muito gigante! Eu queria que o Navegando na Poesia fosse até o ensino médio, porque acho muito legal. O incentivo à leitura foi algo que eu não esperava, mas recebi e encontrei conforto — comenta Eryka, que adotou o codinome artístico Eryka P.S. — Antes, eu não tinha tanto interesse pela escola, pelas aulas, mas o Navegando me mostrou uma perspectiva totalmente diferente. Se não fosse o projeto, como eu estaria aqui hoje? — finaliza a jovem escritora, que já tem recebido convite para participar de feiras literárias em Campos.

Agenda dos eventos "Porto dos Poetas: Tesouro das Ondas" em Carapebus:
21/11/2024 (quinta-feira), às 9h - Escola Municipal Luiz Carlos Fragoso
16/12/2024 (segunda-feira), às 8h - Escola Municipal Antônio Marcos França de Souza
Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS