Folha Letras - Escritor Luís Pimentel fala sobre 'Ditadura e literatura' na Felisan, nesta quarta
Dora Paula Paes 06/11/2024 09:53 - Atualizado em 06/11/2024 09:53
Abertura da Felisan, no domingo
Abertura da Felisan, no domingo / Divulgação
Nesta quarta-feira (6), o jornalista e escritor Luís Pimentel, autor de mais de 50 livros, tendo colaborado com veículos como O Pasquim, Última Hora e O Dia, estará em uma roda de conversa na segunda Festa Literária Sanjoanense (Felisan). O encontro está marcado para às 15h, e o tema será "Ditadura e literatura: A arte e a cultura contra a opressão". O evento, em São João da Barra, acontece até o dia 10 de novembro, no Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, na sede do município.
O evento teve início na noite de domingo (3), com previsão de mais de 100 atrações culturais. A escritora indígena Márcia Kambeba, educadora, com 11 livros publicados entre infanto-juvenis e poesias, já esteve no evento, na abertura e, também, na roda de conversa realizada, na segunda-feira (4).
O evento tem a parceria da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e do Sesc/RJ via Hotel Sesc Grussaí, além do apoio das secretarias municipais de Educação e também de Turismo e Lazer.Rodas de conversa, apresentações de teatro, dança, concertos musicais, shows são alguns dos atrativos para que o evento cultural seja denominado festa.
Outro ponto alto da Felisan é lançamento de mais de 20 obras de autores sanjoanenses, dez delas oriundas do edital público para publicação de livros implementado pela Secretaria de Cultura. Inclusive, um novo edital 2024/2025 será lançado na programação da Festa Literária. A curadoria da Felisan é do jornalista e historiador Bruno Costa tendo apoio da gerente de Leitura e Literatura da Secult, Izabel Gregório.
No sábado - A cantora Sandra Sá, um dos grandes nomes do cenário musical brasileiro, se apresenta na edição 2024 do Festival Sanjoanense da Canção (Fescan). A artista sobe ao palco após a final do Festival, que acontece a partir das 19h, no Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, com 11 canções concorrentes.

Esse ano realizado dentro da Festa Literária Sanjoanense (Felisan), o Fescan está em sua 36ª edição e contou com 35 músicas inscritas, com 25 avançando para a fase eliminatória, que acontece na sexta-feira, 8, no Ginásio Municipal. As 10 escolhidas se juntam à vencedora do Festival Amador de Música Estudantil (Fame): “Da sombra à luz”, de autoria de Iago Nascimento na grande final.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS