Edgar Vianna de Andrade - A invenção do cinema
*Edgar Vianna de Andrade - Atualizado em 06/11/2024 07:14
Reprodução


Por volta de 30 mil anos passados, os hominídeos, já na sua feição sapiens, começaram a desenhar e a pintar. A arte era bastante analítica, dando ideia demmovimento. As sociedades neolíticas conferiram um traçado geométrico ao desenho em à pintura, conferindo-lhes formalismo. As diversas civilizações criaram imagens de acordo com sua visão de mundo. O renascimento, um dos primeiros momentos da
globalização ocidental, inventou a perspectiva aérea combinada com a perspectiva linear. Ou seja, a noção de volume e de profundidade. Três dimensões em duas. Enganava-se o espaço e o apreciador.

Em 1827, a fotografia já tinha sido inventada. A imagem quer ganhar movimento de verdade. O primeiro passo para isso foi dado pelo suíço Rudolphe Töpffer, que criou a primeira história em quadrinhos, que se saiba até aqui. O personagem principal chamava-se Monsieur Jabot. O desenho era ainda tosco, com
as legendas escritas ao pé dos quadros. Onde estava a novidade? Na ideia de sequência. Entre um quadrinho e outro, pressupunha-se outros, que não apareciam.

Muitos inventores estavam correndo para criar a imagem em movimento. Entre eles, Thomas Edison, George Eastman, W.K.L. Dickson, Louis Le Prince, Louis e Auguste Lumière, R. W. Paul, Georges Meliès, Francis Dublier, G. A. Smith, William Friese-Greene e Thomas Ince.

Em 1884, George Eastman inventou o filme de rolo em Nova Iorque. Na mesma década, Edison e W.K.L. Dickson criaram um modo de girar uma série de imagens estáticas numa caixa, dando a ilusão de movimento. Estava inventado o cinetoscópio. No fim da década de 1880, na Inglaterra, Le Prince patenteou um engenho bastante promissor para os primórdios da imagem em movimento. Georges
Eastaman inventou o filme com furos nas margens, prendendo um rolo dele na câmera. Graças ao concurso desses homens todos, a fotografia em movimento foi inventada.

É muito comum sustentar-se que o primeiro filme da história foi criado pelos irmãos Lumière. A data oficialmente tomada para a história do cinema foi o dia 28 de dezembro de 1895, quando os irmãos exibiram suas experiências cinematográficas, entre elas o famoso filme num só plano “A chegada de um trem à estação de La Ciotat”. Em dois anos, o filme correu o mundo e assustou muita gente, por se supor tratar-se da verdade em movimento. Assistir a um filme exigiu uma grande aprendizagem, pois era uma nova linguagem técnica e artística. As três primeiras décadas do século XX foram cruciais para consolidar essa linguagem.

Embora não se possa negligenciar a importância dos Lumière, descobriu-se recentemente que o primeiro inventor a conferir movimento à fotografia foi Louis Aimé Augustin Le Prince. Em outubro de 1888, ele filmou imagens em movimento que originaram os filmes mais antigos por enquanto conhecidos. Foram “Cena no jardim Roundhay” (“Roundhay garden scene”) e “Cruzamento de trânsito Leeds Bridge” (“Traffic crossing Leeds Bridge”), usando uma câmera de lente única com uma película de papel. Só recentemente foi reconhecido o pioneirismo de Le Prince.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS