Festa Literária Sanjoanense é aberta em grande estilo
Dora Paula Paes 04/11/2024 15:57 - Atualizado em 04/11/2024 16:01
Divulgação
A Festa Literária Sanjoanense (Felisan) já acontece em grande estilo, em São João da Barra. Em sua segunda edição, os portões se abriram ao público na noite de domingo (3). O evento marcou a assinatura do novo edital municipal 2024/2025 para o financiamento de mais livros a escritores sanjoanenses. Entre os presentes, a escritora indígena Márcia Kambeba. A educadora e autora de 11 livros é um dos nomes de projeção nacional que estará na Felisan. Ela participa de uma roda de conversa nesta segunda-feira (4). A novidade é a cantora Sandra de Sá na cidade após a final do Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), no sábado (9), às 21h.
A prefeita Carla Caputi conduziu a cerimônia de abertura da Festa com a presença de várias autoridades, no Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino. A movimentação foi grande e a expectativa é que siga assim até o próximo dia 10, quando se encerra a Felisan.
Divulgação
Milhares de livros de variados gêneros, inclusive de escritores sanjoanense, estão à disposição do público. São cerca de 45 selos editoriais, tendo como novidades a vinda da Companhia das Letras, Bom Bom Books, Harper Collins e Culturama. Os estudantes da rede municipal vão visitar a Festa Literária e receberam um voucher de R$ 60 para a aquisição de edições.
A Felisan é organizada pela Secretaria de Cultura de São João da Barra (Secult) com parceria da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e do Sesc/RJ, via Hotel Sesc Grussaí, além do apoio de várias secretarias municipais, como a de Educação e a de Turismo e Lazer.
"Eu fico muito feliz em estar aqui. É a soma de pessoas comprometidas, pessoas que trabalharam juntas para que a Felisan pudesse acontecer. Nos tempos onde o celular impera, a tecnologia impera, o quanto é importante a gente resgatar a leitura. E essa feira é essa oportunidade. Por isso, a gente precisa cada vez mais incentivar, e é compromisso nosso, em São João da Barra, que seja de todo mundo, levar a leitura para as nossas crianças, para todos. Eu quero pedir a vocês que convidem mais pessoas. O quanto é importante a gente espalhar essa onda, espalhar essa alegria de ter tantas obras boas, bonitas e importantes aqui na nossa feira, que precisam ser compartilhadas", destacou Carla Caputi.
A prefeita fez questão de ressaltar também as mais de 20 obras de autores sanjoanenses que serão lançadas durante a Feisan, 10 delas oriundas do edital para publicação de livros, que já tem garantida uma segunda etapa com o incentivo a mais 10 obras.
Divulgação
O secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, agradeceu a presença de todos na Festa Literária, em especial à prefeita por ter criado a secretaria há dois anos e a Felisan. "A gente não realiza nada sozinho. Deus do céu, como é orgulhoso para a gente fazer esses eventos. Então, prefeita, muito obrigado. Obrigado a todos vocês e vamos desfrutar dessas mais de 100 atrações culturais que teremos aqui até domingo", convidou Gil.
Rodas de conversa, apresentações de teatro, dança, concertos musicais, shows são alguns dos atrativos para que o evento cultural seja denominado festa. Já na noite de abertura teve as apresentações de teatro “A boa alma de Setsuan”; de dança “Choreography”, do Grupo Movimentos e Danças; e do Concerto em comemoração aos 132 anos da Banda União dos Operários.
A curadoria da Felisan é do jornalista e historiador Bruno Costa tendo apoio da gerente de Leitura e Literatura da Secult, Izabel Gregório. Bruno comentou sobre a política de incentivo à leitura e acesso ao livro do governo municipal com o voucher (vale-livro) disponibilizado não só para os os alunos da rede municipal de Educação, mas também professores e profissionais da área técnica.
"O livro nos oportuniza a viajar longe. E aí, prefeita, é mais do que isso, quando você disponibiliza um voucher para os alunos da rede municipal, você está dando o protagonismo deles escolherem aquilo que eles querem ler. Porque todos nós já passamos pela vida estudantil, e a grande maioria dos livros vem de cima para baixo, imposta, e você acaba causando bloqueio. Então, o livro é importante e colocá-lo dentro da casa das pessoas, é transformar a vida. Vida longa à Felisan. Que essa seja só a segunda de muitas e muitas", pontuou o curador Bruno Costa.
Divulgação
A Festa Literária conta com estandes dos autores sanjoanenses, da inclusão, da Biblioteca Municipal e das práticas integrativas da Secretaria Municipal de Educação, inclusive com xadrez, além de exposição de artistas plásticos e comercialização de produtos da Casa do Artesão, também criada no governo Caputi. Participaram da cerimônia de abertura da Felisan, secretários, vereadores de mandado, alguns eleitos à Câmara para 2025, além de representantes das instituições parceiras da Festa Literária.
Com informações da assessoria de SJB.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS