Pablo Malafaia: artista urbano campista mostra sua arte em Bogotá
O artista urbano, de Campos, Pablo Malafaia, junto à produtora Anna Franthesca, está em Bogotá, Colômbia, para pintar um mural em colaboração com a artista Lili Cuca. Esse intercâmbio artístico é fruto do projeto “Falávamos Daquilo Que Sentíamos, Muitas Vezes Amor”, de Pablo Malafaia, contemplado pelo edital “Chamada de Apoio à Internacionalização da Cultura - Rio-Colômbia”, que premia projetos artísticos e culturais do estado do Rio de Janeiro com foco em circulação internacional. O trabalho foi finalizado nesta segunda-feira (28) para apreciação do público.
Em parceria com o Instituto Distrital de las Artes (IDARTES), a temporada Hola Rio Colombia 2024 mostra o melhor do grafite fluminense, destacando o talento das artes urbanas. Os artistas brasileiros participantes são: Bruno Lyfe, Cazé, Jeff Seon, Pablo Malafaia e Toz Viana. O grupo se uniu a cinco artistas colombianos para o projeto colaborativo de intervenção urbana em Bogotá e no Rio de Janeiro. As duplas de artistas criaram murais em ambas as cidades, construindo um intercâmbio artístico e cultural que deixará um legado significativo na arte urbana no contexto da América Latina.
Durante a estadia na Colômbia, a equipe brasileira teve a oportunidade de conhecer profundamente o trabalho de Lili Cuca, dupla de Pablo Malafaia, participando de uma rica imersão de troca de conhecimentos.
No dia 19 de outubro, eles participaram do projeto final do workshop “Sacar la Voz”, realizado por Lili Cuca na Casa LGBT Diana Navarro, onde tiraram fotos e fizeram pesquisas para desenvolver o layout do mural que será pintado em conjunto. Já no dia 21 de outubro, os artistas se apresentaram aos alunos do IDARTES, uma das instituições mais renomadas de Bogotá no fomento ao acesso à arte. O mural será pintado em um dos muros do IDARTES na parte externa do prédio, e a pintura começou no dia 24 de outubro.
Lili Cuca, natural de Villa de Leyva e licenciada em Artes Plásticas e Visuais pela Academia Superior de Arte de Bogotá, desenvolveu seu interesse pela arte urbana e intervenções em espaço público no contexto da cena artística de Bogotá. A artista realiza um trabalho potente com a comunidade LGBTQIAPN+, sendo que sua última série aborda a violência contra mulheres trans. “Meu interesse sempre foi desenvolver trabalhos ligados ao feminino, destacando os sentimentos e emoções de habitar nossos corpos como mulheres. Para mim, é muito importante gerar espaços que não sejam invasivos, permitindo uma abordagem respeitosa e que valorize a vulnerabilidade das nossas histórias”, disse.
Pablo Malafaia, natural de Campos, possui graduação em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Iniciou suas intervenções urbanas em 2015 com colagens e, mais tarde, se especializou na técnica de stencil, que utiliza com maestria. Ao falar sobre sua inspiração, ele comentou: “A arte urbana me trouxe uma nova perspectiva, não só sobre o que eu produzo, mas também sobre autoconhecimento. Ela me fez observar mais o cotidiano ao meu redor, as pessoas com quem interajo, e hoje isso se reflete claramente no meu trabalho. Tento potencializar essas cenas cotidianas para me expressar.”
A colaboração entre Pablo Malafaia e Lili Cuca no mural intitulado “Eu Vejo Você e Quero Que Você Me Veja” é um marco interessante, já que Pablo, em seus trabalhos, costuma retratar mulheres e crianças negras. O trabalho dos dois era bem aguardado pela conexão estética. Após a conclusão do mural em Bogotá, a equipe retornará ao Brasil para dar continuidade ao intercâmbio. Lili e sua equipe terão a oportunidade de vivenciar a arte urbana no Morro de Santo Amaro, no Rio de Janeiro.
Com informações assessoria