Tapera III vai ganhar 'Casa de Cultura Bruno Black'
Dora Paula Paes - Atualizado em 24/07/2024 17:23
Divulgação
O renomado poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social e ativista sociocultural Bruno Black é o padrinho da Casa de Cultura, na Tapera 3, comunidade de Campos, que vai receber o seu nome. A inauguração da Casa de Cultura Bruno Black está prevista para o próximo dia 31 de agosto. No dia, ele estará na comunidade para abraçar e conhecer de perto o projeto pensado e executado pela escritora e gestora cultural, Cris Lemos.

— A Casa de Cultura se chama Bruno Black, que tem um trabalho brilhante nas periferias do Rio de Janeiro. A exemplo do trabalho dele, eu que até então havia criado o projeto "Lendo" em um distrito, quis trazer essa visão cultural para dentro da comunidade, começando com a da Tapera 3, que eu já conheço — explicou Cris de como nasceu a ideia.

O primeiro contato de Cris com Black aconteceu em um evento Cultural no Quilombo da Machadinha, no município de Quissamã. Segundo ela, os também já lançaram juntos uma antologia na Bienal do Rio, no ano passado. "Eu acompanhando o trabalho dele, vi que ele era pessoa que eu queria seguir os passos, liguei para o Bruno e ele topou de pronto", conta.

O projeto da Casa de Cultura Bruno Black prioriza o resgate da Cultura para a comunidade da Tapera 3, na qual muitos da comunidade, ressalta a gestora cultural, não conhecem nem a origem do nome do próprio bairro. "No espaço que passa por reforma teremos o dia do conto, rodas de conversas, o espaço funcionará também como biblioteca para empréstimos de livros e pesquisa escolares, oficinas e alfabetização para adultos".

A escritora, que divulga há alguns anos seu trabalho em plataformas digitais, já lançou seu primeiro livro físico na Bienal de Campos, esteve na Bienal do Rio, e terá um novo livro lançado na Bienal Internacional de São Paulo, não se cabe de alegria com esse projeto.
Sobre Black, ele é considerado um dos artistas mais produtivos dos últimos 10 anos na cena carioca e no Brasil.O artista vive de seus livros e de sua arte. Ele já lançou obras literárias nas principais Bienais Literárias do Brasil e em feiras internacionais (virtuais) e nacionais (presenciais). Uma de suas obras literárias “Tarja Preta” fala sobre saúde mental, se tornou um Best Seller! Seu livro infantil – homenageando seu cachorro, Euclides – é um sucesso de venda.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS