Campos ganha primeira empena Wild Style na parede do Hospital Veterinário
Dora Paula Paes - Atualizado em 28/05/2024 19:06
Rodrigo Silveira
A primeira empena alfabética de graffiti em Wild Style do estado do Rio de Janeiro entregue nesta terça-feira (28) à população de Campos. O projeto “Caligrafia Urbana - Edição Kane-Ks”, contemplado no edital “Conexões Urbanas” da Lei Paulo Gustavo, foi concluído no Hospital Veterinário da Uenf, deixando um legado de celebração à educação e à arte.

Como contrapartida educativa e cultural, 26 escolas estaduais da região recebem oficinas de arte urbana, com os alunos participando da confecção de uma letra do alfabeto em cada uma delas, na segunda fase do projeto.

— Esse projeto é muito especial. Ele contempla algo originário do graffiti que não é muito aceito pela sociedade visualmente e, aqui, foi contemplado com esse projeto muito importante no Brasil e para a Universidade, que abraçou a ideia. É uma empena que ainda não tem no Rio de Janeiro, a pioneira de Campos — afirma Killyacking, que assina suas obras como Kane-Ks. Com 17 anos de graffiti, pela primeira vez ele produz uma empena dealfabeto em Wild Style em todo o Rio de Janeiro.
Rodrigo Silveira

A gestora e curadora do “Caligrafia Urbana - Edição Kane-Ks”, Anna Franthesca, na entrega desta primeira fase do projeto, diz que significa sua maior missão de vida e profissão, que é fazer com que os sonhos dos artistas sejam realizados. "Para mim estou na produção, ainda tem a pós-produção, a prestação de conta. A gente ainda tem a produção nas escolas que é a contrapartida que é parte obrigatória dos editais e nos contempla muito. É falar para essas crianças que é possível sonhar", disse.
Para Rogério Peixoto, responsável pela pesquisa e pelo projeto pedagógico, essa ideia partiu da relação entre a universidade e a escola e a possibilidade da escola ser o amplificador de estímulos. Segundo ele, é trazer o jovem de periferia um vislumbre de que a vida pode ser trabalhada, através de artes, muitas vezes pouco difundidas.Ele cita o graffiti e o hip hop.
Rodrigo Silveira
O projeto “Caligrafia Urbana - Edição Kane-Ks” é realizado pelo Governo Federal, via Ministério da Cultura, e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Paulo Gustavo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS