Palestra no Museu Histórico marcou aniversário de Campos
- Atualizado em 29/03/2024 11:42
Para celebrar a passagem dos 189 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, o Museu Histórico realizou na noite desta quinta-feira (28), em sua sala de exposições temporárias, a palestra “Mitos de Origem, História e Memória”, ministrada pela professora Cláudia Atallah, do curso de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento foi promovido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Recebida pela coordenadora do Museu, Graziela Escocard, Cláudia Atallah falou sobre a celebração do 28 de março de 1835 e a necessidade em se problematizar os fragmentos do passado, presentes em datas anteriores, nas quais o município teve marcos de colonização importantes.

“A data celebrada nesta quinta nos lembra a elevação à cidade, título concedido pelo Império, abrindo a criação do município, com sua divisão administrativa, estatuto corporativo, governo e jurisdição próprios. Há alguns anos, resido em Campos e estudo as datas que representaram seus marcos, sempre fazendo importantes descobertas, pois a história dessa terra é muito rica”, detalhou Cláudia Atallah.

Ao final do encontro, Graziela Escocard destacou a importância do evento educativo. “Quero agradecer aos presentes, em nome da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas. Sabemos do difícil momento que o município passa, em razão das chuvas que causaram destruição em Santo Eduardo. Justamente por isso, decidimos convidar a professora Cláudia Atallah para um bate-papo educativo, sobre a tão debatida data do aniversário de Campos, cumprindo nossa missão de promover a difusão da história da nossa terra”, enfatizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS