São João da Barra sediará evento de capacitação de artesãos do Norte Fluminense na próxima terça
Artesãos de todas as regiões fluminenses estão se capacitando com objetivo de participar da maior feira de artesanato da América Latina. Lançada na última terça-feira (27) pela secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a ação “Caminhos criativos” já passou por Tanguá, no Leste Fluminense; Rio das Ostras, na área das Baixadas Litorâneas; e Petrópolis, na Região Serrana. A edição do Norte Fluminense está marcada para as 17h da próxima terça-feira (5), no Cine Teatro São João, em São João da Barra. Na véspera (4), também às 17h, haverá o encontro do Noroeste, em Itaperuna.
O objetivo da caravana itinerante “Caminhos criativos” é promover uma imersão sobre o artesanato cultural e preparar os artistas deste segmento para uma convocatória a ser realizada em março. Representantes das 10 regiões do estado serão escolhidos para estar na16ª edição da Rio Artes Manuais, na capital fluminense.
— O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado.Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro — afirma a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. — Nossa intenção, ao ir até as regiões, ao interior, é chegar à ponta e dar oportunidade para que todos disputem, de forma igualitária, essa chance de participar gratuitamente da maior feira de artesanato da América Latina — explica.
Assim como já ocorreu em Tanguá, Rio das Ostras e Petrópolis, as demais edições terão trocas de experiências e explicações sobre como participar da convocatória. Interessados em se candidatar à participação na 16ª Rio Artes Manuais poderão se inscrever a partir do dia 15 de março. Dúvidas devem ser tiradas pelo e-mail [email protected].
— É muito importante para a nossa cidade sediar um encontro como este, que traz oportunidade, estreita as relações e possibilita novas conquistas para os segmentos artísticos — destaca secretário municipal de Cultura de São João da Barra, Gil Miranda.
Na feira de abril, o espaço da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa terá 187m² para exposição e área total de 504m — duas vezes maior em relação ao estande do ano passado. Poderão ser expostos objetos artesanais de diferentes tipos, como modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê. A curadoria dos trabalhos ficará a cargo do artista plástico Cocco Barçate, que inclusive é o responsável pelo processo de capacitação na caravana itinerante.
Segundo Cocco, a ação “Caminhos criativos” qualifica e valoriza as técnicas artesanais desenvolvidas em todo o estado. “A criatividade empreendedora proporciona novas oportunidades e, consequentemente, o aumento de renda para os artesãos e artesãs”, diz o artista.
Além de São João da Barra e Itaperuna, ainda vão ocorrer edições do projeto “Caminhos criativos” em Angra dos Reis, na Costa Verde, no próximo dia 11; Barra do Piraí, no Médio Paraíba, dia 12; Miguel Pereira, no Centro Sul, dia 13; e Nova Iguaçu, com data a ser definida. (M.B.) (A.N.)