Maitê Proença, Tati Villela, Mariana Nunes e Ana Cañas na programação do Teatro Firjan Sesi
Matheus Berriel - Atualizado em 05/10/2023 18:03
Maitê Proença apresentará o espetáculo 'O pior de mim' no dia 20
Maitê Proença apresentará o espetáculo 'O pior de mim' no dia 20 / Foto: Divulgação
Desde que foi reaberto, no final de março, o Teatro Firjan Sesi se reafirmou como importante equipamento cultural de Campos dos Goytacazes — mais especificamente no subdistrito de Guarus, por vezes esquecido pelas classes dominantes. Em resposta à extensa e qualificada programação, têm sido grandes os públicos na maioria dos eventos realizados por lá. Não deve ser diferente este mês, em que há atrações de peso confirmadas, como espetáculos com as atrizes Maitê Proença, Mariana Nunes e Tati Villela, e show da cantora Ana Cañas.
— Campos tem uma cena cultural pujante, e a receptividade do público comprova isso — diz a gerente operacional da Firjan Sesi Senai Campos, Eliane Azevedo. — Nesses quase seis meses de reabertura da unidade Campos, buscamos mesclar artistas de renome nacional e local, oferecendo ao público espetáculos de qualidade a preços populares. Assim, ajudamos ainda a desenvolver a indústria cultural no município, a exemplo também dos cursos de produção e gestão cultural que vêm sendo oferecidos pela Firjan Sesi e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) na Casa de Cultura Villa Maria — complementa.
Indicada aos prêmios Cesgranrio, na categoria melhor texto, e Cenym, na de melhor monólogo, a peça “O pior de mim” chegará a Campos no dia 20, com sessão única, às 20h. Autora e protagonista do espetáculo, dirigido por Rodrigo Portella, a consagrada Maitê Proença conta experiências que partem da sua vida, mas se estendem ao cotidiano da população em geral. Passeando por temas como machismo e outros preconceitos, ela transmite uma mensagem de esperança ao definir a alegria como escolha.
— Pisamos nesta Terra em estado cru, sem preparo para os tremores que nos sacudirão a todos. Nossas histórias pessoais são distintas, mas a forma como reagimos quando fragilizados é muito semelhante — afirma Maitê. — A peça é sobre todos nós e o que fazemos com o enredo que nos foi dado. Refiro-me à minha própria história porque é a única que tenho, e ela me dá autoridade para tratar dos assuntos que abordo na peça — enfatiza.
Outras duas atrizes com atuação em novelas da TV Globo integram a agenda de outubro no Teatro Firjan Sesi Campos. Namoradas na vida pessoal, Tati Villela e Mariana Nunes vão apresentar no dia 27, às 20h, o espetáculo “Amor e outras revoluções”. Com texto da própria Tati Villela e direção de Wallace Lino, a obra proporciona uma experiência que envolve teatro, audiovisual, performance e música, expondo camadas afetivas, sociais, econômicas e psíquicas englobadas no amor entre duas mulheres negras nos dias atuais.
Na véspera da peça com Tati Villela e Mariana Nunes, haverá um show da cantora Ana Cañas, uma das representantes da nova geração da música popular brasileira. Embora também seja compositora, nesse projeto ela interpreta sucessos de Belchior. O resultado é um trabalho que foi considerado o melhor show de 2022 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Além de clássicos como “Sujeito de sorte”, “Comos nossos pais” e “Velha roupa colorida”, no repertório a artista apresenta ao público uma canção inédita do homenageado, “Um rolê no céu”, dada de presente a ela pelos filhos de Belchior. O show está marcado para as 20h do dia 26.
— Eu me transformei totalmente cantando esse repertório. Me atingiu no cerne, na alma — ressalta Ana Cañas, que já percorreu cerca de 130 palcos pelo Brasil desde o início do projeto, em meio à pandemia da Covid-19. Inclusive, foi realizado um álbum de estúdio, em 2021, bem como um álbum e um DVD ao vivo, em 2023, tendo este as participações de Ney Matogrosso e Rael.
Outras atrações — Neste sábado (7), está em cartaz o espetáculo “Insucessos de uma vida quase adulta”, às 20h. Escrito e estrelado pela carioca Bia de Queiroz, trata-se de um divertido relato de autoficção, abordando os dramas do início da vida adulta. Na peça, dirigida por Stella Maria Rodrigues, Bia vive uma jovem atriz que, durante um teste para uma série, começa a relatar os seus mais retumbantes fracassos dos 19 aos 25 anos. São mencionados seus medos e sonhos, suas dúvidas e carências, as ilusões e desilusões amorosas, de modo que ela vai ressignificando os insucessos e fazendo deles impulsos para trilhar a tão sonhada carreira.
No dia 21, às 16h, a atração será o espetáculo “A pequena vendedora de fósforos”, adaptado por Denise Crispun a partir de um conto clássico homônimo, escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen. Com direção de Lúcia Coelho, uma das mais importantes artistas do teatro infantil brasileiro, a peça tem no elenco Dayse Pozato, Jacyan Castilho e Alexandre David. Sucesso de público e crítica, ela conta a história de Maria (Dayse Pozato), menina pobre que sonha com uma vida melhor, às voltas com as lembranças da falecida avó (Jacyan Castilho), enquanto trabalha para ajudar o pai (Alexandre David). Na apresentação, os atores se revezam em diferentes personagens que povoam a imaginação de Maria, apresentando um roteiro que gira em torno de uma questão: De que são feitos os sonhos?.
Artistas locais — Um dos méritos do Teatro Firjan Sesi é, além de trazer a Campos atrações reconhecidas nacionalmente, também dar espaço aos campistas; No próximo dia 19, a cantora Monique Soares será a atração do projeto Quintas Acústicas, que prestigia nomes da música local. Marcado para as 20h, o show será um especial em homenagem a Marisa Monte.
Abrindo a programação de outubro, nessa sexta-feira (6) foi apresentado o espetáculo “A última festa”, da Ruptura Cia. de Arte. Com direção e texto assinados por Lucas Machado, a obra levou ao palco Brenda Federici, Clara Abreu, Gaia Paz e Daniel Azeredo.
Em todos os meses, as programações das unidades culturais do Sesi são divulgadas pelos perfis de Instagram @firjansesicultura e @firjansesicampos. No perfil geral, já está disponível, inclusive, a agenda de eventos no Teatro Firjan Sesi Macaé, que reabre neste sábado com show de Paulinho Moska, às 20h. Os ingressos para os eventos estão disponíveis no site sympla.com.br — os do espetáculo “Insucessos de uma vida quase adulta” e do show de Ana Cañas foram esgotados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS