'Órfãos' em cartaz no Teatro Firjan Sesi Campos nesta sexta-feira
Escrito pelo dramaturgo estadunidense Lyle Kessler, “Órfãos” é um drama com toques de humor e realismo mágico. Montada originalmente em 1981, a peça foi encenada em cidades de mais de 20 países, tendo uma sessão em Campos nesta sexta-feira (25), com os atores Ernani Moraes, Lucas Drummond e Rafael Queiroz. A sessão única está marcada para as 20h, no Teatro Firjan Sesi. Ingresso a R$ 30, pelo site Sympla, com meia-entrada a R$ 15.
Com uma encenação totalmente original, assinada por Fernando Philbert, a versão brasileira do espetáculo estreou em 13 de outubro do ano passado, no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro. Tendo Ernani Moraes, Lucas Drummond e Rafael Queiroz como protagonistas, a montagem foi sucesso de público e crítica, recebendo duas indicações ao Prêmio Cesgranrio de Teatro, nas categorias melhor cenário e figurino. Em janeiro de 2023, voltou a ficar em cartaz no Rio, desta vez para uma temporada de cinco semanas no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana.
Além do Cesgranrio, “Órfãos” peça também teve três indicações ao Prêmio APTR, da Associação dos Produtores de Teatro, sendo elas ator, com Lucas Drummond; meator coadjuvante, com Ernani Moraes; e cenografia, assinada por Natália Lana.
Contemplada pelo edital de Cultura Firjan Sesi, a peça conta a história de dois irmãos órfãos que sequestram atrapalhadamente um misterioso homem de negócios. Este acaba virando o jogo e se tornando, de uma forma comovente, mas também hilária, a figura paterna com a qual os dois sempre sonharam.
Em montagens anteriores, o espetáculo ganhou destaque internacional. Em 1985, por exemplo, foi dirigido pelo também ator Gary Sinise, e, na versão inglesa de 1986, rendeu a Albert Finney o Olivier Award de ator do ano. A estadunidense mais recente, produzida na Broadway em 2013 e estrelada por Alec Baldwin, foi indicada ao Tony Awards — o Oscar da Broadway — na categoria melhor peça, e a dramaturgia de Kessler foi comparada à de Tennessee Williams no tocante ao retrato que faz da condição humana.