Ao Livro Verde recebe o escritor Oswaldo Almeida para uma tarde de autógrafos
A livraria Ao Livro Verde, a mais antiga do Brasil, recebeu nessa sexta-feira (18), o escritor Oswaldo Almeida para uma tarde de autógrafos e lançamento da 3ª edição de seu livro "A história pouco conhecida... Da freguezia de São Salvador dos Campos dos Goytacazes... Origem da cidade de Campos dos Goytacazes". O evento foi organizado pela Igreja de São Francisco de Campos e pela Academia Campista de Letras (ACL), em apoio a recuperação da Ao Livro Verde.
Segundo os organizadores, o livro de Oswaldo Almeida contém um cunho histórico cultural, versando sobre a origem “oficial” da cidade de Campos.
Crise - Atualmente, a Ao Livro Verde passa por uma séria crise com o risco de fechar suas portas. Em maio deste ano, a livraria chegou a entrar na Justiça com um pedido de autofalência. De acordo com a petição inicial, Ao Livro Verde possui R$ 1.886.264,91 em dívidas, enquanto seu ativo total é de R$ 735,808,55, entre estoque de mercadorias, saldo em caixa, saldo em conta bancária e recebíveis de cartão de crédito. Inclusive, foi solicitada gratuidade de Justiça, provisoriamente deferida após embargos de declaração.
Desde que foi aventada a possibilidade de fechamento da livraria, divulgada em primeira mão pela Folha no dia 16 de junho, teve início um movimento para que essa enorme perda cultural seja evitada. A partir de então, reuniões, cafés literários, festival de desenho, abraço coletivo e outras iniciativas similares foram organizadas na Ao Livro Verde, que desde 1844 funciona no mesmo local, no Centro de Campos. Lançada em forma de abaixo-assinado, a campanha SOS Ao Livro Verde é apoiada por diversas instituições e empresas, entre elas as que integram o Grupo Folha de Comunicação, contando com mais de 1.880 assinaturas.