Músico de Campos toca piano em loja no centro do Rio e faz sucesso
Nos anos 50 e 60, com a cidade de Campos registrando uma vida social intensa, o jovem maestro, compositor e instrumentista Anoeli Maciel marcava presença em muitos eventos.
Anoeli tocava piano em casamentos e diferentes festas. No Clube de Regatas Saldanha da Gama — localizado onde hoje é o Campos Shopping — animava os bailes, chamados de “convívio” e "Chá de Regatas".
Estima-se que, ao longo da sua trajetória, Anoeli Maciel, que faleceu em 2005, tenha composto mais de 100 músicas. Várias foram premiadas em concursos e festivais.
Na trajetória musical de Anoeli ocorreu um fato interessante, que vale o relato aqui. Em fins dos anos 50, surgiu, no mercado, o que seria precursor dos sintetizadores — o Solo Vox.
Anoeli Maciel vai ao Rio de Janeiro, então capital do país, adquirir a “nova sensação”. Ao chegar à loja especializada na venda de instrumentos musicais, dá de cara com um piano e, sem a menor cerimônia, começa a tocar.
Quanto mais tocava, mais gente parava na porta da loja para assistir ao show. Mesmo porque o Rio daqueles tempos respirava cultura.
Ao final da apresentação espontânea, o dono da loja, prevendo lucros futuros, de cara oferece ao pianista um emprego. A recusa de Anoeli foi imediata:
— Não, muito obrigado. Vim apenas comprar um Solo Vox. Volto para Campos hoje ainda.
Comprou e voltou.