Porto do Açu é finalista do Prêmio Faz Diferença 2023
Maior empreendimento privado do Norte Fluminense, o Porto do Açu está concorrendo ao Prêmio Faz Diferença. Trata-se de uma honraria concedida pelo jornal O Globo com patrocínio da Firjan Sesi, que compreende a atuação de Serviço Social da Indústria (Sesi) no estado do Rio de Janeiro. A indicação ocorreu na categoria Desenvolvimento do Rio, junto à Bayer e à Oficina Muda.
Para definir os finalistas da 21ª edição do prêmio, referente a 2023, a Firjan Sesi avaliou itens como boa visão de negócios, bem-estar de funcionários, projetos sociais e preservação do meio ambiente. Em relação ao Porto do Açu, foi considerada a atuação para proteção da restinga na Reserva Caruara, unidade de conservação ao lado da sua base, em São João da Barra. Em 16 meses, o projeto Biodiversidade para Todos recebeu mais de 25 mil visitantes de grupos escolares e de projetos sociais.
Sobre os concorrentes do Porto do Açu, o jornal O Globo destacou que a Bayer ampliou o programa B.Território em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde possui instalações; levantou problemas e soluções da região em áreas como saúde e segurança, e ofereceu consultoria a ONGs locais. Cinco projetos foram inscritos em leis de incentivo ao esporte e à cultura, podendo impactar 30,9 mil pessoas. Já a Oficina Muda, de upcycling, destina resíduos têxteis do Grupo Soma (dono de Farm e Animale) a artesãs de 15 municípios, por meio do Projeto Retalhos. Em três anos, 50 toneladas foram doadas, permitindo a produção de 300 mil peças e gerando R$ 6,3 milhões em renda a artesãs, que atualmente são 300, integrando 70 grupos produtivos.
Os vencedores das 14 categorias do 21º Prêmio Faz Diferença serão definidos por meio de votos de jornalistas, vencedores da edição de 2022 e leitores, que podem votar on-line (aqui). A votação vai até o próximo domingo (28), e o resultado será divulgado no dia 11 de maio.
Na 19º edição do Prêmio Faz Diferença, realizada em 2022, o Porto do Açu foi finalista na mesma categoria. A indicação deveu-se à ação Juntos na Luta Contra a Covid-19 e às ações na implementação de medidas de mitigação dos efeitos da pandemia no Norte Fluminense. Na época, porém, a honraria ficou com a produtora carioca Dona Rosa Filmes, que deu forma ao projeto “Projeta Rocinha”, a maior exibição de cinema a céu aberto da América Latina em 2021.