Torcedor do Fluminense, estudante da UFF Campos vai para o Rio de bicicleta ver a final da Libertadores
Morador de Campos há um ano e oito meses, o estudante universitário Lucas Bahia, de 22 anos, se prepara para uma aventura em nome da paixão pelo Fluminense. Cumprindo uma promessa, ele vai percorrer cerca de 360 quilômetros de bicicleta para assistir ao clube na final da Copa Libertadores da América, no Rio de Janeiro, colocando em prática o projeto “Rumo à glória eterna”.
Natural de Resende, no Sul do estado, Lucas Bahia já morou em várias cidades durante a vida. Bem novo, se mudou com a família para Linhares, no Espírito Santo. Em 2009, aos oito anos de idade, rumou para o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Foi nesta época que se encantou pelo Fluminense, que naquele ano conseguiu uma improvável campanha de recuperação para evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
— Me apaixonei quase instintivamente pela história do Time de Guerreiros, que chegou a ter 98% de chance de ser rebaixado, mas teve uma arrancada histórica, com o Fred fazendo gol em quase todos os jogos. Para mim, foi mais importante do que o título do rival no mesmo ano — afirma Lucas Bahia, referindo-se ao sexto título brasileiro do Flamengo, conquistado no mesmo ano.
De fato, foi um grande feito do Fluminense não cair em 2009. No ano anterior, entretanto, o clube passou perto de conseguir uma façanha até hoje não alcançada: o título da Libertadores. Finalista pela primeira vez em 2008, o Tricolor das Laranjeiras acabou superado nos pênaltis pela LDU, no Maracanã, após ter perdido por 4 a 2 no Equador e vencido o jogo de volta por 3 a 1. Foi um baque enorme para os torcedores do clube, mas não tanto para Lucas, cujo fascínio pelo Flu ainda não havia despertado.
Quinze anos se passaram desde aquela decisão, e hoje a realidade de Lucas é outra. Apaixonado pelo Fluminense, ele decidiu replicar uma aventura vivida pelo ídolo Fred, que em 2008 ainda não estava no Fluminense, mas em 2009, como já lembrado, foi decisivo para garantir a permanência na elite nacional.
— Essa minha vontade de pedalar surgiu quando o Fred veio de bicicleta de Belo Horizonte até Laranjeiras, no Rio, em 2020, para assinar a sua volta ao Fluminense. Mas, essa ideia ficou guardada até este ano — explica o torcedor, que não tinha relação com o ciclismo antes de chegar a Campos, em fevereiro do ano passado, para cursar economia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Na planície goitacá, Lucas usa a bicicleta para chegar à faculdade e também para trabalhar vendendo brownies.
Durante a boa campanha do Flu na atual Libertadores, enfim, foi feita a promessa. “Na semifinal, lembrei do meu primeiro jogo no Maracanã, que foi um Fluminense 3 x 0 Internacional, em 2010. Então, prometi que, caso o Fluminense chegasse à final, eu iria pedalar de Campos até o Rio”, explica o aventureiro.
E a confiança era grande! Tanto era que, antes mesmo da semifinal, Lucas comprou ingresso para a decisão, que já tinha local definido. Deu certo, pois o Fluminense empatou por 1 a 1 com o Internacional, em casa, mas venceu a segunda partida da semi por 2 a 1, de virada, como visitante.
Desde o último dia 4, quando John Kennedy e Germán Cano marcaram os gols que garantiram a virada épica no Beira-Rio, Lucas Bahia é só expectativa. Se já vinha se preparando desde 26 de setembro, ele intensificou os treinamentos a partir da confirmação do Flu na final. Está pedalando quase diariamente, em diferentes locais de Campos, como a avenida Arthur Bernardes e uma área atrás do Boulevard Shopping. Para efeito de motivação extra, todos os seus treinos são compartilhados nas redes sociais, atraindo comentários de amigos e tricolores de várias regiões do Brasil. Só no TikTok, Lucas passou a ter quase 2.900 seguidores.
O roteiro do estudante da UFF Campos já está traçado.Ele sairá de Campos no próximo dia 29, um domingo,pretendendo chegar ao Rio na terça-feira, dia 31. A ideia é pedalar pela área litorânea e, durante a viagem, fazer paradas em Macaé e Rio Bonito, passando as noites nessas cidades. Como não é permitido atravessar a ponte Rio-Niterói de bicicleta, ele terá que passar por Magé e Duque de Caxias. A namorada, Júlia Barreto, vai acompanhar tudo de carro, levando comida, água e equipamentos de substituição de peças da bicicleta caso surja algum problema.Interessados em colaborar para o custeio de alimentação e hospedagem podem fazer doações via PIX, com a chave [email protected].
Em jogo único, a final da Libertadores será no sábado seguinte, 4 de novembro, quando o Fluminense vai receber o Boca Juniors no Maracanã. Caso o título inédito seja conquistado sobre o tradicional clube argentino, outras promessas já estão prontas para serem executadas por Lucas Bahia.
— Se o Fluminense for campeão, além de voltar para Campos de bike, vou pedalar para todos os jogos do Carioca 2024, mas partindo já do Rio, onde mora a minha família — adianta ele.
Lucas que se prepare, pois serão muitos novos quilômetros até diferentes estádios cariocas, sem contar a possibilidade de jogos em cidades como Volta Redonda ou fora do estado. Apesar disso, o tricolor parece não ter dúvida: todo esse esforço valerá a pena pela glória eterna!