Consuni da UENF debate batizar bandejão com nome de Cícero Guedes nesta sexta
Líder do MST foi um grande aliado da luta dos estudantes pela conquista do Restaurante Universitário
Nesta sexta-feira (15), o Conselho Universitário da UENF apreciará uma solicitação feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UENF e outras entidades de representação da Universidade, para batizar seu Restaurante Universitário com o nome de Cícero Guedes. O ofício foi apresentado pelo DCE no início deste ano durante a visita da deputada estadual Marina do MST para um evento na Universidade. Brutalmente assassinado por pistoleiros, em 2012, nos arredores da Usina Cambahyba, Cícero foi um grande aliado da luta dos estudantes pela conquista do Restaurante Universitário, ajudando a liderar diversas manifestações.
De acordo com as investigações, Cícero foi vítima de uma emboscada. O julgamento do caso foi marcado pela impunidade que perpetua a violência no campo, isso porque o principal suspeito de ser o mandante do crime foi inocentado sem e o caso encerrado.
Além de uma grande liderança na luta pela reforma agrária, Cícero Guedes era considerado uma referência em conhecimento agroecológico, por conta das técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava em seu lote no Assentamento Zumbi dos Palmares.
O Conselho Universitário reúne representações estudantis, técnicas e docentes da UENF.