Café previne perda muscular com a idade
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Singapura descreveram uma "nova" molécula presente no café com propriedades promissoras.
Trata-se da trigonelina, um alcalóide encontrado no café, no feno grego e até mesmo no corpo humano em pequenas concentrações.
Já havia estudos sobre essa substância melhorar a função cognitiva, principalmente em idosos, mas a nova descoberta é o papel da trigonelina na função muscular.
Com a idade é comum ocorrer a perda de músculos (sarcopenia), condição diretamente relacionada à redução na capacidade física e aumento na dependência de ajuda nas tarefas do dia a dia.
Em termos moleculares essa perda muscular se mostra com a redução do NAD+, substância fundamental para a função muscular (dentre várias outras).
Outros trabalhos já descreviam a redução nos níveis de NAD+ em idosos com graus mais severos de sarcopenia e limitações físicas.
Pois bem, a trigonelina parece reverter essa redução de NAD+ e até aumentar as suas taxas.
De acordo com o pesquisador Dr. Vincenzo Sorrentino, a associação da trigonelina aos exercícios físicos pode abrir uma importante porta na efetiva prevenção da sarcopenia nos idosos.