José Francisco Rodrigues: Seminário desenha um novo cenário
José Francisco Rodrigues - Atualizado em 06/11/2024 06:47
José Francisco Rodrigues
José Francisco Rodrigues / Divulgação
O 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos, realizado ontem, quarta-feira, no Centro de Convenções da Uenf, revelou-se um marco para o desenvolvimento urbano e econômico de Campos dos Goytacazes. Com uma audiência atenta e participativa, com mais de 500 inscrições, o evento superou as expectativas ao reunir especialistas e uma plateia diferenciada, com o objetivo de aprofundar os debates em torno da reocupação e dinamização dos centros urbanos. Diversos caminhos foram apontados para reverter o fenômeno do esvaziamento que afeta não apenas Campos, mas diversas outras grandes cidades brasileiras. Entre os temas discutidos, destacaram-se as questões de infraestrutura, incentivos ao comércio local e a importância de um planejamento urbano que considere as novas dinâmicas populacionais e sociais.
Um dos temas centrais abordados no seminário foi o papel dos gestores públicos e privados na construção de políticas efetivas para revitalizar os centros históricos e comerciais. Falas destacadas durante o evento reforçaram que a revitalização de centros urbanos não depende unicamente de obras físicas, mas requer também políticas voltadas para a atração de novos empreendimentos, segurança pública e melhoria de acessibilidade. Nesse sentido, o Seminário também trouxe uma reflexão sobre a importância da cooperação entre diferentes esferas do poder público e a sociedade civil.
Cabe aqui agradecer a parceria essencial do Sebrae, que não apenas atuou como parceira da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos, mas também trouxe uma visão abrangente e estratégica sobre o papel do empreendedorismo na revitalização de centros urbanos. A Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, bem como a Federação das CDL, o Cidennf, o Sicoob e a Prefeitura Municipal de Campos, que foram fundamentais para a realização desse importante encontro. Cumprimos com o nosso papel não de apenas diagnosticar o problema, mas também de montar, através de uma ata, resumindo o seminário, uma estratégia para resolvê-lo.
* Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS