Maestro Ethmar Filho - Uma contribuição para a cultura musical mundial
Maestro Ethmar Filho 11/09/2024 16:50 - Atualizado em 11/09/2024 16:50
 
Maestro Ethmar Filho*

O Maestro Yuri Temirkanov nasceu em Nalchik, no Cáucaso, e começou a se dedicar à música aos 9 anos de idade. Aos 13 anos, mudou-se para Leningrado e continuou seus estudos na Escola Secundária de Música do Conservatório de São Petersburgo, especializando-se em violino, depois se formou no mesmo Conservatório com especialização em viola e regência sinfônica. Em 1966, ele venceu o Concurso de Maestros da União e, a convite de Kirill Kondrashin, fez uma turnê pela Europa e Estados Unidos com a Orquestra Filarmônica de Moscou e o lendário violinista David Oistrakh.
Em 1967, Yuri Temirkanov estreou com a Orquestra Filarmônica de Leningrado e, por iniciativa de Evgeny Mravinsky, tornou-se o maestro assistente da orquestra. Em 1968-1976, ele atuou como maestro principal da Orquestra Sinfônica de Leningrado (agora Orquestra Sinfônica de São Petersburgo); em 1976-1988 foi o maestro principal do teatro Kirov (Mariinsky). Durante este tempo, o repertório compreendia as obras-primas de Temirkanov, como "Eugene Onegin" de Tchaikovsky (a produção da ópera de Temirkanov é apresentada no teatro hoje em dia) "Rainha de Espadas", "Guerra e Paz" de Prokofiev, "Pedro, o Grande" de Petrov e "Almas Mortas" de Shchedrin. A trupe começou a fazer turnês ativamente (EUA, Japão, Europa), e os concertos sinfônicos do teatro foram novamente colocados em prática em todo o mundo.
Yuri apresentou-se com as principais orquestras da Europa, incluindo a Filarmónica de Berlim, a Filarmónica de Viena, a Staatskapelle Dresden, a Filarmónica de Londres, a Sinfónica de Londres, a Orquestra Filarmónica, a Orquestra Real do Concertgebouw, as Orquestras da Academia de Santa Cecília em Roma, o Teatro Alla Scala de Milão e outras. Após sua estreia com a Royal Philharmonic Orchestra em 1977, Yuri Temirkanov tornou-se o maestro convidado desta orquestra em 1979 e, em 1992-1998, foi o maestro principal. Ele também foi o maestro convidado principal da Orquestra Filarmônica de Dresden (1992–1997) e da Orquestra Sinfônica da Rádio Dinamarquesa, agora DNSO (1998–2008). Yuri se apresentou regularmente nos Estados Unidos, onde colaborou com as principais orquestras de Nova York, Filadélfia, Boston, Chicago, Cleveland, São Francisco e Los Angeles. De 2000 a 2006 dirigiu a Orquestra Sinfônica de Baltimore, até 2009 atuou como maestro convidado principal do Teatro Bolshoi e, em 2010-2012, foi diretor musical do Teatro Regio em Parma. Yuri Temirkanov fez inúmeras gravações com a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, a Filarmônica de Nova York, a Orquestra Nacional da Rádio Dinamarquesa, bem como a Orquestra Filarmônica Real de Londres, com a qual gravou a série completa dos balés de Stravinsky e todas as sinfonias de Tchaikovsky.
Por iniciativa e sob a direção artística do Maestro Yuri Temirkanov, o Festival Internacional de Inverno "Praça das Artes" é realizado em São Petersburgo até hoje, há duas décadas. Único em seu conceito, o festival reúne artistas do mais alto calibre, confirmando mais uma vez o status de São Petersburgo como uma das capitais culturais da Europa. O maestro Temirkanov recebeu vários prêmios russos e internacionais. É titular da Ordem "Por Mérito para a Pátria" (1998, 2003, 2008, 2013), Artista do Povo da URSS, laureado com Prêmios Estaduais e o Prêmio Presidencial, Comendador da Ordem da Estrela da Itália e da Ordem Japonesa do Sol Nascente. Por duas vezes, em 2003 e 2007, foi premiado com o prestigioso Abbiati, na nomeação de "Melhor maestro"; em 2003, Temirkanov foi nomeado o "Maestro do Ano" na Itália. Maestro – vencedor do prêmio Arturo Benedetti Michelangeli e do prêmio "Una Vita per la Musica" ("A vida na música") do Fundo de Teatro La Fenice, ganhador dos títulos honorários da Academia Santa Cecília e dos conservatórios de São Petersburgo e Moscou. Em 2015, pela primeira vez, Yuri Temirkanov foi nomeado maestro honorário vitalício da orquestra e coro da academia nacional de Santa Cecília em Roma; em 2016 foi condecorado com a ordem italiana "Arca d'oro" ("Arca de Ouro"). Em 12 de junho de 2018, Yuri Temirkanov recebeu o Prêmio Estadual da Federação Russa por sua notável contribuição para o desenvolvimento da cultura musical nacional e mundial. Yuri morreu no ano passado aos 84 anos.

*Mestre e Doutorando em Cognição e Linguagem pela UENF, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS