"Quero fazer um dia de mergulho na cultura de Campos"; "Nos próximos dias o escritório do Inepac será uma realidade" - Danielle Barros, secretária estadual de Cultura
- Atualizado em 17/07/2020 22:59
O Arquivo Público Waldir Pinto de Carvalho realizou um bate-papo virtual nesta sexta (17), com transmissão em redes sociais e transmitido pelo canal oficial da TV Câmara de Campos, com a presença da secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros. Entre outros assuntos, a secretária confirmou a vinda do escritório do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) para Campos e também sua visita técnica à cidade, que acontecerá nos próximos dias. A diretora do Arquivo, Rafaela Machado, conduziu a live trazendo ainda as explicações da secretária sobre os próximos passos da Lei Aldir Blanc, aprovada recentemente no Congresso Nacional, que terá sua execução a cargo dos estados e municípios, e que socorrerá o setor cultural.
Tendo a cultura de Campos e região como tema principal, que abrangeu o patrimônio histórico, os equipamentos culturais e o apoio aos “fazedores de cultura” da cidade, a secretária iniciou a entrevista entusiasmada com a movimentação do setor em Campos:
—Satisfeita saber que temos uma live com uma boa audiência numa sexta-feira à noite, onde a gente vai falar de uma temática muito interessante, que é a cultura. É um enorme prazer. E falar com o público da região norte e noroeste fluminense, aumenta minha disposição de estar aqui, porque eu gosto muito dessas regiões, andei muito por essa regiões e eu tenho um carinho muito especial, que qualifica muito a nossa conversa —enalteceu Danielle Barros.
Rafaela Machado, diretora do Arquivo, comenta que "a presença da secretária falando com todo o norte e noroeste através dessa live do Arquivo é mais um passo que damos no sentindo de estreitarmos os laços com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro que têm feito um excelente trabalho de aproximação com municípios do interior do estado. Acredito que a visita da secretária a Campos é não só muito aguardada, como também será essencial para delimitarmos as ações que o Inepac e os demais braços da Secretaria podem ter na região. Temos muitas demandas, pleitos muito antigos e de vários setores. Essa aproximação é urgente, necessária e vem em excelente momento".
 
O escritório do Inepac em Campos
A cidade de campos possui nove bens tombados pelo Inepac e terá em breve um escritório técnico do órgão, que é um desejo antigo das entidades locais ligadas à preservação. Essa ação já havia sido divulgada pelo diretor geral do órgão, Claudio Prado de Mello, durante live com a diretora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, no último domingo (5). De acordo com Cláudio, o município foi escolhido para sediar o escritório técnico do Norte Fluminense após parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Está acordado entre os envolvidos a instalação nas dependências do Museu
A secretária confirmou a vinda do escritório e se disse “entusiasmada” com a iniciativa, dando uma previsão de 45 dias para se concretizar. Informou ainda que a parceria com a prefeitura de Campos foi fundamental para a concretização e que também aconteceu por forte demanda da sociedade civil, onde segundo a secretária, “muita gente do bem querendo que isso aconteça". Ela afirma ainda que está "altamente afetados por essa corrente do bem e vamos acelerar para que isso logo aconteça”.
— Sempre foi um desejo de o órgão ter esses escritórios regionais. Mas acontece que a gente tem uma dificuldade de manter isso. Temos uma necessidade de fazer um enxugamento de nossas contas e o governador Wilson Witzel assumiu o estado do Rio de Janeiro numa situação muito difícil em relação aos salários dos servidores, e precisou enxugar mesmo para colocar esses salários em dia, assim como está hoje, mesmo em meio a toda essa crise econômica. Mas essa dificuldade nos obrigou, em um determinado momento, a deixar de pensar em escritórios em determinadas regiões e ter servidores espalhados pelo estado. Precisávamos concentrar os servidores em um lugar só para ter uma otimização dos recursos. Porém quando a prefeitura de Campos manifestou uma parceria, e nesse sentido quero enaltecer esse movimento, que só está sendo possível por conta dessa parceira que está se efetivando para isso (a instalação do escritório do Inepac), com a participação da sociedade civil, pois era uma demanda da sociedade civil, e a prefeitura de Campos apoia essa demanda, e ela só vai se efetivar por conta disso, pois a gente conseguiu abrigar isso por esse desejo popular e uma demanda da região. Nós estamos felizes com isso. Estamos trabalhando para que nos próximos 45 dias a gente de fato se organize para fazer isso acontecer, a gente está entusiasmado, eu espero que seja um ganho para a região, nós temos um deputado na Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) que é defensor das melhorias para a região de Campos, que é o Deputado Bacellar (Rodrigo Bacellar/SDD), que também está muito empenhado nisso, está entusiasmado, e temos muita gente do bem querendo que isso aconteça e nós estamos altamente afetados por essa corrente do bem e vamos acelerar para que isso logo aconteça — informou a secretária.
A secretária confirma sua presença em Campos nos próximos dias
Além do escritório do Inepac, a secretária confirmou uma visita técnica em Campos nos próximos dias. A visita foi solicitada via ofício pelo Arquivo Público de Campos. A expectativa é que a secretaria de Cultura do Estado possa conhecer de perto as necessidades e urgências do setor cultural de Campos e de seus patrimônios materiais e imateriais.
— Eu já estou querendo isso há algum tempo. Estou com minha agenda disponível daqui a 10 dias, e quero me submeter à agenda de vocês na região. Então pensem em um dia muito bacana, para a gente visitar patrimônio, para a gente conhecer as casas de arte aí de Campos, para a gente fazer esse dia em um dia de mergulho mesmo na cultura de Campos — confirma a secretária.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]