Dia D contra febre amarela leva população aos postos de vacinação
27/01/2018 10:31 - Atualizado em 29/01/2018 16:52
O Dia “D” de vacinação contra a febre amarela começou cedo em vários pontos da cidade. Já pela manhã, diversas pessoas foram em busca da dose da vacina. A secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, disponibilizou 12 polos para a imunização. Nos municípios do interior do estado a dose da vacina é única e não será fracionada como em outras cidades fluminenses e de outros estados. Desde 2017, em Campos, mais de 260 mil pessoas foram imunizadas contra a doença.
A secretária Ana Paula Queiróz esteve logo cedo com a filha de oito anos para para garantir a dose para as duas.  
— Acordei cedo porque não queria enfrentar fila, mas não teve jeito. O bom que aqui em Campos não está tendo correria como em outras regiões do estado —, disse Ana Paula. 
O Ministério da Saúde considerou o Estado do Rio de Janeiro como Área com Recomendação de Vacinação (ACRV). Em todo o território fluminense, são 25 casos confirmados de febre amarela, sendo nove óbitos.
Em janeiro do ano passado, a Secretaria de Saúde iniciou os cinturões de bloqueio no estado, com vacinação contra a febre amarela em municípios da divisa com o Espírito Santo e Minas Gerais. E desde julho, todos os 92 municípios do estado estão com recomendação da vacinar e receberam doses para imunizar a população.
A dose fracionada será aplicada em pessoas na faixa etária de 2 anos até 59 anos não vacinadas; mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças com mais de 6 meses; e maiores de 60 anos não vacinados, após avaliação de serviço de saúde.
Já a dose padrão será dada para crianças de 9 meses a menores de 2 anos; pessoas com condições clínicas especiais, como quem vive com HIV/Aids, em tratamento de quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas; gestantes; e viajantes internacionais, que devem apresentar comprovante de viagem.
A mobilização na capital vai até 9 de fevereiro, com a vacina fracionada disponível em 232 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste sábado, todas as unidades funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a imunização contra a febre amarela, além de postos extras espalhados pela cidade.
Os polos de vacinação em Campos são: Centro de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Saúde de Guarus; CRTCA I; CRTCA II; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, Farol (Lagamar); Morro do Coco e Tócos e as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Travessão, Ururaí, Santo Eduardo e São José. Nos demais dias, a vacina pode ser tomada das 8h às 16h nos mesmos pontos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros