Mais de 900 pessoas participaram, na manhã deste domingo (4), do passeio ciclístico "Ecobike - Saúde, Ecologia, Solidariedade", promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), em parceria com a iniciativa privada, como parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente. As atividades começaram na última quinta-feira (1) e vão até esta segunda-feira (5). A largada foi na praça do Santíssimo Salvador, no Centro, depois de um "aulão" de aquecimento, comandado pelo professor Thiago Gomes, com os hits mais tocados do momento.
Dada a largada, 20 motociclistas do Grupo Defensores tomaram a frente. Logo atrás, foram cerca de 70 integrantes do grupo "Psicopatins", que há um ano se reúne todas as noites no Centro para praticar o esporte. "Fomos convidados e aceitamos de imediato. É muito legal participar de projetos que estimulem a atividade física", afirmou a engenheira civil Joana Santos, 29.
O grupo partiu do Centro pela avenida Rui Barbosa, pegou a Travessa Julio Feydit, a rua 21 de Abril, rua dos Goytacazes, rua Ovídio Manhães, rua Riachuelo e as avenidas Alberto Lamego e Arthur Bernardes, onde todos pararam na altura da rotatória, local que sediava o Projeto "Via Esporte". No lugar houve o plantio simbólico de uma muda de Ipê roxo, reunindo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, e o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.
Evento reuniu centenas de pessoas
Evento reuniu centenas de pessoas
Evento reuniu centenas de pessoas
Evento reuniu centenas de pessoas
Evento reuniu centenas de pessoas
Na Praça do Santíssimo Salvador, foi feito o sorteio de diversos brindes, como camisetas do passeio, luvas de ciclistas e squeezes entre os participantes. E também três bicicletas disponibilizadas por um dos parceiros da promoção.
O secretário Leonardo Barreto avaliou o passeio, que também arrecadou alimentos para o Asilo do Carmo, como um verdadeiro sucesso. "Isso mostra como é importante a realização de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. E neste caso, na promoção da saúde, da preservação do meio ambiente e da solidariedade", concluiu. (A.N.)