Marcus Pinheiro e Daniela Abreu
01/03/2017 10:28 - Atualizado em 01/03/2017 13:43
As obras para duplicação da BR 101 seguem a todo vapor no trecho entre Campos e Rio Bonito. Desde o início da concessão da rodovia, em 2008, 82 km de pistas duplicadas foram entregues e outros 46 km estão com os trabalhos em andamento, de acordo com a Autopista Fluminense, responsável pela administração da rodovia entre a divisa com o Espírito Santo e a ponte Rio-Niterói. Segundo a concessionária, dos 60 km entre Campos e Macaé, 44 km já foram duplicados e 16 km passam por obras.
Além da duplicação, outras intervenções como instalação de passarelas, viadutos, sinalização e correção de traçado vêm sendo feitas na rodovia federal para aumentar a segurança dos motoristas. O resultado, segundo a Autopista, foi a queda significativa do número de acidentes. O número de mortes na BR 101 caiu de 195, em 2012, para 108, até o dia 22 de dezembro do ano passado.
Após um pedido do deputado federal Paulo Feijó (PR), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para construção de um retorno do sentido norte para sul, no km 118 da BR 101, na altura do distrito de Serrinha, em Campos. Segundo Feijó, o novo trevo por elevação reduziria em 16 km a distância percorrida pelos moradores da localidade. Segundo a Autopista Fluminense, o estudo já foi iniciado e será apresentado à ANTT assim que concluído.
Para Feijó, a obra permitirá que as atividades diárias dos moradores de Serrinha, como ir a escola, hospitais e as compras serão facilitadas.
— Além disso, facilitaria também o fluxo de motoristas que se deslocam entre os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã com destino a Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e Nova Friburgo através da RJ 180 — afirmou o deputado federal.
Quem passa pelo local todos os dias diz que a construção do trecho em desnível irá facilitar o deslocamento da população que mora às margens da rodovia federal.
— As distâncias são grandes. Elas dificultam o acesso de uma margem a outra, e, com isso acabam isolando e limitando os moradores — contou o produtor rural Edmar Carlos Costa, de 49 anos.
Em nota, a assessoria de comunicação da ANTT informou durante a última semana que todos os diretores que poderiam tratar do tema estavam em uma audiência pública no momento em que a equipe de reportagem entrou em contato, mas garantiu um posicionamento até a última sexta-feira. No entanto, nenhuma resposta foi enviada até o fechamento desta matéria.
Pedido para mudança no novo contorno de Campos
No último dia 31 de janeiro, aconteceu uma reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em Campos, para discutir um pedido de mudança no traçado do contorno de Campos da BR 101. Na ocasião, representantes de entidades como Autopista Fluminense, Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e da associação de caminhoneiros, participaram do encontro. A ideia é avançar o contorno para depois de Travessão, no sentido Espírito Santo, do km 51 para o km 42.
De acordo com a Autopista, o projeto de engenharia do novo contorno de Campos está em análise na ANTT e também passa por processo de licenciamento ambiental. O empreendimento, com obras previstas para este ano, tem o projeto inicial de ser construído entre o km 51 e o km 84,6 da BR 101, em pista dupla, iniciando próximo a Travessão e chegando próximo Ibitioca. O novo contorno contará com viadutos nos entroncamentos com as rodovias RJ 208, RJ 158, BR-356 e RJ-224. O projeto também prevê a construção de pontes sobre os rios Ururaí, Paraíba do Sul e Muriaé.