Daniela Abreu
17/02/2017 22:12 - Atualizado em 18/02/2017 18:28
Alvo de denúncias da população nos últimos anos, o Hospital Geral de Guarus (HGG) voltou a ter o atendimento criticado nessa sexta. Segundo denúncias, o atendimento estaria sendo negado e os pacientes orientados a buscar outras unidades. No PU de Guarus, a reclamação é sobre a falta de materiais. No entanto, funcionários explicaram que os problemas são pontuais.
Segundo o denunciante, morador de Travessão, que preferiu não se identificar, sua esposa teria passado mal com suspeita de crise na vesícula e levada ao HGG na última quarta-feira. Segundo o homem, a esposa teria sido medicada e orientada a retornar no dia seguinte. No entanto, com dores, ela voltou antes e teria recebido a notícia de que não seria atendida. Porém, com o aumento da dor, a mulher teria sido medicada e ficado no corredor esperando o remédio fazer efeito.
A equipe de reportagem esteve no HGG nessa sexta, onde funcionários explicaram que a unidade só tem atendido casos extremos devido à superlotação. Enquanto a equipe esteve no local, o atendimento parecia normal, sem grandes filas ou pacientes nos corredores.
Um paciente também procurou a Folha para reclamar da falta de materiais básicos na Unidade Pré-Hospitalar (UPH), antigo PU de Guarus. A equipe de reportagem também esteve no local e funcionários disseram que, desde o início do ano, o estoque de materiais e remédios vem sendo repostos. Segundo eles, existem faltas pontuais, mas que os estoques vêm sendo normalizados.
Procurada pela Folha, a Prefeitura informou que devido ao elevado número de pacientes, o atendimento de emergência do HGG está priorizando os pacientes graves. De acordo com a diretora-superintendente do hospital, Raquel Arlinda, os classificados com menor gravidade estão sendo encaminhados às outras unidades de saúde. "Sobre a paciente citada, a mesma foi medicada e ficou aguardando na unidade em observação", disse.
Já em relação ao PU de Guarus, a Prefeitura disse que "não procede a informação de falta de materiais. Todas as pendências já foram resolvidas segundo a responsável pela unidade".