Os judocas do Brasil fecharam o Aberto Europeu de Odivelas, em Portugal, com três medalhas, uma de cada cor. Neste doomingo (5), Victor Penalber levou o ouro na categoria meio-médio, e Rafael Buzacarini foi prata entre os meio-pesados. No sábado, o peso ligeiro Eric Takabatake havia levado o bronze.
Victor Penalber venceu três dos quatro combates por ippon. Estreou com um waza-ari e depois o ippon sobre o espanhol Pablo Garcia Monco. Nas oitavas-de-final, o carioca imobilizou o croata Dominik Druzeta e venceu por ippon. Nas quartas, outro golpe perfeito diante do francês Baptiste Pierre no golden score. A vaga na final também foi para o tempo extra, quando Victor projetou o português Diogo Lima, e venceu com um waza-ari. Na decisão contra Kalinin, mais uma waza-ari e o ouro.
Rafael Buzacarini estreou contra Jaakko Alli, da Finlândia, e venceu por eliminação (hansoku-make por três punições) do adversário. Na sequencia, ippon, desta vez por projeção, sobre o russo Alexey Kazachkov. Nas quartas, novo ippon sobre o francês Nell Honore Rebouka. Na semi, faltando sete segundos para o fim, Buzacarini conseguiu um waza-ari sobre Clement Delvert. Mas contra o russo Niyaz Ilyasov acabou sofrendo três waza-aris e ficou com a prata. (A.N.)