Uenf vai manter calendário acadêmico
30/01/2017 22:35 - Atualizado em 30/01/2017 22:43
Divulgação
Reunião / Divulgação
Em reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (30), o Colegiado Acadêmico da UENF (COLAC) decidiu manter o calendário acadêmico em vigência, com o início do 2º semestre de 2016 a partir da próxima segunda-feira (6), e o início do 1º semestre de 2017 a partir de julho/2017. Para evitar a evasão de estudantes, ficou estabelecido que serão oferecidas, já a partir de março, atividades acadêmicas aos que vão ingressar na UENF em 2017. A proposta será discutida em reunião extraordinária do Conselho Universitário da UENF nesta terça-feira (31), às 15h, no Centro de Convenções, aberta a toda a comunidade.
As atividades poderão incluir desde seminários e palestras ate a oferta de disciplinas. Ainda que o 1º semestre de 2017 só se inicie em julho, os estudantes que cursassem tais disciplinas teriam seus créditos aproveitados futuramente. O COLAC criou uma Comissão para estudar esta possibilidade, com representantes de todos os Centros da UENF, presidida pela professora Ana Okorokova, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB).
Ao abrir a reunião, o reitor Luis Passoni ressaltou que em 2016 o 1º semestre teve início no meio do ano, tendo sido registrada uma evasão de aproximadamente 50% dos calouros. A outra proposta colocada em votação foi a de iniciar concomitantemente o 2º semestre de 2016 e o 1º semestre de 2017 a partir de março. Esta proposta, no entanto, não foi considerada viável pelas Câmaras de Graduação e Pós-Graduação.
– Já fizemos duas reuniões na Câmara de Graduação para discutir isso e chegamos à conclusão de que não há possibilidade de concomitância dos semestres. Não temos estrutura física nem professores suficientes, especialmente nas disciplinas básicas ofertadas pela maior parte dos cursos de graduação – disse a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki.
Pelo calendário, o 2º semestre de 2016 teria início nesta segunda, mas a Reitoria decidiu prorrogar em uma semana para que o assunto pudesse ser discutido pelos colegiados competentes da Universidade. Em Nota divulgada em 24/01/17, o reinício das aulas foi transferido para dia 6.
Além do retardamento do Calendário de 2017, o reitor salientou que a UENF passa ainda por outros problemas, como a falta de segurança e o fechamento do Restaurante Universitário. Ele informou que, após a suspensão do serviço de segurança pela empresa contratada, devido à falta de pagamento pelo Governo do Estado, a UENF tentou fazer outra licitação, mas não houve interessados. Já a empresa que servia o Restaurante Universitário desistiu de renovar o contrato, alegando baixo valor das refeições. A empresa que faz os serviços de limpeza e jardinagem ainda continua a oferecer o serviço, mas já avisou que não tem como continuar por mais tempo sem receber o pagamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS