Uenf vai manter calendário acadêmico
30/01/2017 22:35 - Atualizado em 30/01/2017 22:43
Divulgação
Reunião / Divulgação
Em reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (30), o Colegiado Acadêmico da UENF (COLAC) decidiu manter o calendário acadêmico em vigência, com o início do 2º semestre de 2016 a partir da próxima segunda-feira (6), e o início do 1º semestre de 2017 a partir de julho/2017. Para evitar a evasão de estudantes, ficou estabelecido que serão oferecidas, já a partir de março, atividades acadêmicas aos que vão ingressar na UENF em 2017. A proposta será discutida em reunião extraordinária do Conselho Universitário da UENF nesta terça-feira (31), às 15h, no Centro de Convenções, aberta a toda a comunidade.
As atividades poderão incluir desde seminários e palestras ate a oferta de disciplinas. Ainda que o 1º semestre de 2017 só se inicie em julho, os estudantes que cursassem tais disciplinas teriam seus créditos aproveitados futuramente. O COLAC criou uma Comissão para estudar esta possibilidade, com representantes de todos os Centros da UENF, presidida pela professora Ana Okorokova, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB).
Ao abrir a reunião, o reitor Luis Passoni ressaltou que em 2016 o 1º semestre teve início no meio do ano, tendo sido registrada uma evasão de aproximadamente 50% dos calouros. A outra proposta colocada em votação foi a de iniciar concomitantemente o 2º semestre de 2016 e o 1º semestre de 2017 a partir de março. Esta proposta, no entanto, não foi considerada viável pelas Câmaras de Graduação e Pós-Graduação.
– Já fizemos duas reuniões na Câmara de Graduação para discutir isso e chegamos à conclusão de que não há possibilidade de concomitância dos semestres. Não temos estrutura física nem professores suficientes, especialmente nas disciplinas básicas ofertadas pela maior parte dos cursos de graduação – disse a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki.
Pelo calendário, o 2º semestre de 2016 teria início nesta segunda, mas a Reitoria decidiu prorrogar em uma semana para que o assunto pudesse ser discutido pelos colegiados competentes da Universidade. Em Nota divulgada em 24/01/17, o reinício das aulas foi transferido para dia 6.
Além do retardamento do Calendário de 2017, o reitor salientou que a UENF passa ainda por outros problemas, como a falta de segurança e o fechamento do Restaurante Universitário. Ele informou que, após a suspensão do serviço de segurança pela empresa contratada, devido à falta de pagamento pelo Governo do Estado, a UENF tentou fazer outra licitação, mas não houve interessados. Já a empresa que servia o Restaurante Universitário desistiu de renovar o contrato, alegando baixo valor das refeições. A empresa que faz os serviços de limpeza e jardinagem ainda continua a oferecer o serviço, mas já avisou que não tem como continuar por mais tempo sem receber o pagamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local