Campos: posse com desenrolar de novela na quarta-feira
A cerimônia de posse do prefeito reeleito de Campos, Wladimir Garotinho, do seu vice Frederico Paes e dos vereadores eleitos será na quarta-feira (1º), às 13h, na Câmara Municipal. No mesmo momento, tambémacontecerá a primeira sessão do Legislativo no ano, com eleição dos integrantes da Mesa Diretora. Até o fechamento da edição, na segunda-feira (30), ainda considerado pela Justiça como foragido, a posse do vereador reeleito Bruno Pezão era uma incógnita. Quanto à eleição da Mesa, na sexta-feira (27), Wladimir esteve reunido com os vereadores eleitos da sua base de apoio e, inicialmente, com dois nomes do grupo do prefeito, o vereador Fred Rangel (PP) estaria no topo da lista para a presidência do Legislativo.
A sessão será presidida pelo vereador reeleito Kassiano Tavares, por ter sido o mais votado na eleição de 6 de outubro, com 5.790 votos.A maior bancada da Câmara é a do PP, partido de Wladimir Garotinho, com sete cadeiras, seguida pelo PDT e MDB com três cada um. Os partidos União Brasil, Podemos, Solidariedade, Republicanos e PL têm duas cadeiras, cada. O PMB e o PSD têm uma, cada.
O time dos reeleitos conta, além de Kassiano Tavares, com Marquinho Bacellar (União), Bruno Pezão (PP), Fred Rangel (PP), Fábio Ribeiro (PP), Marquinho do Transporte (PP), Anderson de Matos (Republicanos), Silvinho Martins (MDB), Dandinho de Rio Preto (União), Dr. Abdu Neme (PL), Leon Gomes (PDT), Cabo Alonsimar (PDT) e Juninho Virgílio (Podemos).
Vão assumir a vereança pela primeira vez em 2025 Thamires Rangel (PMB), Professor Wainer (PP), Paulo Cothé da Corrente do Bem (MDB), Sub Jackson (PP), Dudu Azevedo (Republicanos) e Ciro Rocha (SD).
No caso do vereador reeleito Bruno Pezão, paira a dúvida sobre a cerimônia de posse. Bruno Pezão é considerado foragido pela Polícia Civil desde o último dia 20, quando não foi encontrado em seus endereços. Existe contra ele uma ordem de prisão preventiva, em decorrência da apreensão de mais de R$ 1 milhão em seu endereço, durante operação da Polícia Civil e do Gaeco/MPRJ. Caso não apareça para tomar posse como vereador no dia 1º, Bruno Pezão ainda terá duas semanas para fazê-lo. O regimento interno da Câmara Municipal “estabelece que, caso não tome posse na primeira sessão do ano, o vereador deve apresentar-se no prazo máximo de 15 dias e com justificativa”.
Enquanto isso, o prefeito Wladimir Garotinho mantém diálogo com a base de seu governo na Câmara de Vereadores. ”Hoje me reuni com os vereadores eleitos da nossa base e os presidentes dos partidos da nossa aliança para alinhar o futuro do nosso grupo. Obrigado pela confiança e vamos juntos trabalhar por um futuro melhor para nossa Campos”, escreveu Wladimir nas redes sociais, no dia 27. Dois vereadores do grupo estão na disputa pela Mesa Diretora: Fred Rangel, que é o favorito, e Juninho Virgílio.
Solenidades e movimento político
A movimentação em outros municípios da região para a posse dos eleitos também segue com organização e desenrolar político. No caso de São João da Barra, a solenidade será às 17h30. Serão empossados a prefeita reeleita Carla Caputi e o vice, Chico da Quixaba, e os 13 vereadores. A cerimônia, no plenário do Palácio Legislativo Vereador Franquis Arêas, será presidida pelo vereador mais votado pelo povo,Junior Monteiro. A questão da Mesa Diretora já está definida com o nome da vereadora reeleita Sônia Pereira, como candidata.
SFI - Em São Francisco de Itabapoana, a prefeita eleitaYara Cinthia, e o vice-prefeito eleito, Renato Roxinho e os 13 vereadores eleitos serão empossados às 17h, na Câmara de Vereadores. Yara assume o município com todo seu secretariado definido.
Macaé - ASolenidade de Posse do prefeito Welberth Rezende, que vai para o segundo mandato, do vice Fabiano Paschoal, além dos 17 próximos representantes do Legislativo, está programada para às 16h, na Câmara Municipal de Macaé. A população pode acompanhar os eventos ao vivo, pela TV Câmara Macaé (aplicativo de celular disponível em Android e iOS) ou simultaneamente no YouTube.
Quissamã - Já Marcelo Batista, que assumirá a prefeitura de Quissamã, será empossado no Auditório do Instituto Federal Fluminense, no município,às 18h. Marcelo que já anunciou todo o seu secretariado, terá como viceSabrine Pereira.