Sônia Pereira avança e soma nove votos para presidência da Câmara de SJB
Dora Paula Paes 11/12/2024 08:13 - Atualizado em 11/12/2024 08:14
Divulgação
Eleita para o seu quarto mandato no Legislativo de São João da Barra, Sônia Pereira, do PT, está pronta para concorrer à presidência da Câmara no biênio 2025/2026. Ela explicou durante a entrevista ao programa Folha no Ar, na Folha FM, nesta terça-feira (10), que está trabalhando para unir o maior número de colegas em torno do seu nome. Com 13 cadeiras, Soninha, como também é chamada, já teria nove votos declarados para a eleição da mesa no primeiro dia de janeiro. O último a declarar seu apoio foi o vereador eleito Rommenik que retirou a candidatura para apoiá-la. A meta dela, explica, é ajudar junto com seus colegas parlamentares, o governo da prefeita Carla Caputi.
Se tem orientação da deputada estadual pelo PT e ex-prefeita do município, Carla Machado, na empreitada, ela diz que Carla só disse: “olha só, vocês correm atrás”, sem interferir, já que praticamente todos os vereadores eleitos fazem parte da base de sustentação do governo Caputi. Entre as preocupações de Sônia o pontal de Atafona, com avanço do mar. Uma das suas bandeiras é, inclusive, levar a pauta à Brasília e sensibilizar deputados e senadores. “O avanço do mar também ocorre no Açu”; local do Porto.
 
Família e política - A primeira vez que eu vim (candidata) eu já tinha um trabalho (parte em apoio aos irmãos Antônio, Carlos e William). A nossa família é uma família que acolhe, gosta de ajudar. Meu pai, o pessoal dizia que era “delegado”, em Atafona. Minha mãe também, muito boa, prestativa. Todas as pessoas que vinham de Gargaú (São Francisco de Itabapoana), de Farol de São Thomé (Campos), pescadores, ela sempre acolhia, porque a gente tinha uma pensão e com dinheiro, sem dinheiro, minha mãe não deixava ninguém sem comer e sem um lugar para ficar. Agora, a família está toda unida.É muito bom a gente ter a família e os amigos unidos, inclusive, na política.

Volta ao PT - Quando meu irmão adoeceu, o William (da Colônia de Pescadores), ele não quis vir mais candidato, então ele falou “vem pelo PT”. E eu tenho essa coisa com o PT, e até hoje eu estou com o número 13.613, que era o número dele, de William. Fui candidata duas vezes pelo PT e depois pelo PP. Eu adorei, por toda a equipe ter me chamado para o PT.

Presidência da Câmara - Teve eleição que eu fui a mais votada do grupo de Carla Machado (ex-prefeita). Em uma delas, com 1.615 votos, eu seria até presidente da Câmara, mas eu achava que não era o momento. Aí passei pra Aluizio, porém, fui duas vezes vice-presidente. Depois fui vice-presidente do Elísio. E ela (a deputada Carla, do PT) me chamou também para ser sua vice na época. É aí que a gente deixa na mão de Deus, comandar, tocar meu coração, na ocasião não deu para ser.Agora, resolvi me candidatar (à presidência da Câmara). Tem vários colegas (na disputa), o presidente Alan, o Julio Monteiro, Juninho Peixoto, eu, Romennik.

Vitória de Caputi - A prefeita Carla Caputi vem de um governo bom que lhe foi passado pela prefeitaCarla Machado. A nossa prefeita Carla Caputi continuou fazendo um bom trabalho. Então, eu sou fruto do trabalho dela, que ela fez e vai fazer muito mais. Nossa prefeita reconhece, vê tudo e tem visão. Ela já era atuante nas secretarias, no Controle e naAdministração. Então, era uma pessoa da prefeita (Carla Machado). Ao escolhê-la como vice, Carla Machado (que deixou o governo para concorrer à Alerj) sabia que ela daria continuidade ao seu trabalho à frente da Prefeitura de São João da Barra.

Emendas - Hoje, nós temos uma emenda, que dá uma base de R$ 2,6 milhões para cada vereador, que é 2% do orçamento. A gente faz os pedidos. Tem os institutos, associações, cada vereador tenta ajudar na sua comunidade. Calçamento, reforma, posto de saúde, ambulância, carro para as secretarias. Então, isso movimenta o ritmo de trabalho do vereador. Hoje, a gente tem o que falar e a prefeita Carla Caputi determina que seu secretariado seempenhe ao máximo nas soluções. Isso é muito bom e ela (Carla Caputi) está no caminho certo e eu estou aqui para ajudar no que for possível. Eu tive uma emenda de Brasília, do deputado Chico Dantas, para um caminhão frigorífico de quatrocentos e poucos mil, mas o caminhão custou R$ 630 mil e a prefeita completou e o caminhão foi entregue e atende nossos pescadores de Atafona. Mas, agora, nós estamos vendo esses valores (das emendas recebidas) para não precisar do Executivo completar.


Oposição com Danilo - O Danilo (Barreto, ex-candidato a prefeito pelo Novo) é um menino bom. Eu acredito que sua votação partiu da juventude.São os jovens de hoje que às vezes querem uma diferença. Mas, a nossa prefeita também é muito humana e o povo acreditou nela, com certeza. E ela, eu tenho certeza que vai fazer um trabalho, não desmerecendo Danilo, que concorreu. Eu acho que o voto no Danilo foi mais os jovens querendo uma renovação. Porém, nossa prefeita mereceu e está merecendo o cargo que ela está exercendo e vai seguir a partir de 1º de janeiro com toda a força, com muita obra, com muito trabalho.

Caputi em ação - Eu estive com ela (Caputi) que está animadíssima. Depois de ter um bebê, que está com quatro meses, nossa prefeita está no maior gás para trabalhar pelo nosso povo sanjoanense, pelo nosso município. Nesta semana mesmo,aconteceu a abertura da programação de Natal; tudo muito bonito. A prefeita está de parabéns, com essa festa na sede e também nos distritos. A gente só tem a agradecer. De agora em diante, teremos o nosso ano-novo, toda uma programação de verão e no meio do próximo ano o circuito junino e São João da Barra sempre um município acolhedor, referência no turismo. Uma prova é que para o verão, não tem casa para alugar, mesmo que o preço tenha subido, não tem mais casas, nem pousadas, já alugaram tudo.


Mesa diretora - Tudo vai acontecer em 1º de janeiro. Nosso grupo está conversando muito. Nosso grupo são três vereadores. Eu tenho meu vice, que é o Juninho Peixoto, o Elias, meu amigo; o Analiel, um menino de coração gigante que já declarou que está com a gente. Eu disse, gente, que eu vou para Câmara, mas eu não quero ver aquilo, briga, confusão. Acho que tudo conversando, com diálogo, se resolve. Então eu quero mandar um abraço, umbeijo no coração de Juninho Peixoto, Elísio, Analiel, Caio César, Rodrigo, Léo de Lolô, Eziel e para oRommenik. E também dizer agora que o Júlio Monteiro, na segunda-feira (9), me ligou e ficou tudo certo: ele está no nosso grupo. E que venham mais, que todos os 13 fiquem juntos, queremos uma Câmara de paz.

Articulação - (Carla Machado) falou assim: “olha só, vocês correm atrás”. E eu comeceia ligar para os vereadores pedindo a oportunidade e eles falaram com certeza, Sônia. Três mandatos, com mais um, quarto. É merecido, como Elísio sempre fala, Analiel sempre fala e os outros também. Ela (a deputada estadual) não quis se envolver muito, porque são todos amigos, são todos do mesmo palanque. Só falou pra ele, pro Monteiro, corre atrás, pro Peixoto, vocês correm atrás. Outros vereadores também estão aguardando falar com ela. Mas corri, falei com os três novatos e, se Deus quiser, estamos aí, empenhados para ajudar nossa prefeita.


Eleição de 2026 -Por enquanto, não está se falando na segunda (eleição). Nós estamos resolvendo a primeira e fazer o melhor para São João da Barra. Nós estamos aqui para ajudar a prefeita Carla e ajudar o nosso município, os distritos, a população que precisa das nossas ações.


Cargos da mesa - A gente não conversou sobre os cargos da mesa diretora. Vamos fazer uma reunião semana que vem para decidir a mesa(definição para os cargos de primeiro-secretário e segundo-secretário). Por enquanto, ainda está sem falar sobre os outros cargos que compõem a Mesa Diretora da Câmara de São João da Barra. Nós estamos falando da presidência. Com certeza, a gente vai entrar em acordo e tudodará certo.

Carla na Alerj - Agora não tenho muito contato com a nossa deputada Carla Machado. Ela também tem muito trabalho, está indo para o Rio Janeiro, tem a Casa de Pedro, toda uma luta. Até liguei para ela, masainda não conversamos muito. Sempre digo que Carla é minha professora.

Campanhas -Todas minhas campanhas, alguns vereadoresdiziam assim: “ela não vai ganhar, ela vai ter voto, mas não vai ganhar”. Tudo com intuito de tirar os meus votos. Eu corria até Carla e dizia: fulano está dizendo que eu não ganho, que eu não vou ganhar a eleição. Ela sempre respondia: “olha, vai para casa e trabalha”. Era essaa lição que ela me dava. “Vai para casa e trabalha”. E eu fui, na época, e fiz 1.615 votos.Fui a mais votada. Hoje, me sinto preparada para presidir a Câmara, se Deus quiser. Eu não tenho aquela coisa de poder. Pra mim, tem hora que eu penso que nem sou vereadora. Eu sou gente como todo mundo, não tenho esse negócio de poder, porque eu acho que poder passa. Eu era costureira e até hoje eu costuro.

Perfil na política -Eu sou de gabinete? Sou, mas atendo também. Desde o começo eu abri a porta da minha casa, o pessoal entra, vai lá, toma um café, conversa comigo. O portão do vizinho, que é meu cunhado, fica aberto e as pessoas entram e eu atendo, tomam café. Meu telefone é o mesmo número desde o primeiro mandato. Quando as pessoas precisam, ligam, só não atendo se estiver ocupada. A gente tem que ter um pouquinho também de vida.

Avanço do mar -A prefeita Carla mandou fazer um estudo. O Murilo (deputado) deu uma parte, mas o valor foi um pouco mais alto. Então ela já autorizou, já foi licitado, e tenho certeza que a gente vai começar um ano com muita garra, com muita força para correr atrás desse projeto, do quebra mar de Atafona. Às vezes eu fico triste. Se a gente não acelerar e correr atrás, (o mar) vai acabar com nossa praia de Atafona. Tenho certeza que em 2025, o município vai começar a fazer as casas, para que sejam entregues. A prefeita autorizou, são 37 pessoas, mas vai fazer um pouco mais, porque aquela área tem mais moradores. Tem gente que não quer sair, quer ficar lá. E eu tenho certeza que nossa prefeitura, o Estado, o Governo Federal, vão unir todos os esforços para encontrar soluções. Em março, nós vamos à Brasília e vamos correr atrás. Tenho certeza que o deputado Murilo vai nos ajudar a mostrar nossa realidade a outros deputados e senadores; a realidade da nossa Atafona. E com certeza a gente vai fazer o possível. Isso é uma luta de muitos anos. Carla Machado tentou fazer o projeto, mas é muito complicado. No Açu, o mar está invadindo e a gente tem que ajudar também. Então eu tenho certeza que a nossa prefeita vai fazer o possível nesses próximos quatro anos. O que depender de mim e dos nossos vereadores, no Legislativo, vamos estar na luta junto com nossa prefeita Carla Caputi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS