Criança de 6 anos e dois homens são mortos a tiros em Campos e SFI
Um menino de 6 anos e dois homens foram mortos a tiros em Campos e São Francisco de Itabapoana, além de outras cinco pessoas baleadas, em um período de 72 horas. Os casos de violência, que pareciam ter diminuído, voltaram a assustar os moradores desses municípios nos últimos dias. A secretaria de Estado da Polícia Militar afirma que o policiamento nas regiões foi intensificado.
João Lucas Thomas Barbosa, de 6 anos, foi baleado em um ataque que aconteceu na comunidade do km 14, em Travessão, na tarde de sábado (30), quando outros três homens também foram atingidos por tiros. A criança chegou a ser socorrida para o Hospital Ferreira Machado (HFM), mas não resistiu aos ferimentos. Os outros baleados também foram levados para o HFM, com ferimentos no rosto, pernas, braços e abdômen.
De acordo com a polícia, os disparos foram feitos por ocupantes de um veículo de cor preta que passou pelo local. O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), que ainda não descartou nenhuma linha de investigação.
“Desde a data do crime a 146ª DP está empreendendo diligências visando a elucidação e a consequente prisão dos autores. Já temos indicações de suspeitos, mas as linhas investigativas não estão fechadas e todas as possibilidades estão sendo checadas. Contudo, como público e notório, o crime é gravíssimo, de extrema complexidade e que demanda dezenas de diligências”, informou a DP.
Ainda no sábado, em Campos, Gabriel Cardoso Dutra, de 21 anos, foi morto a tiros na rua 25 de Março, no Parque Aldeia, em Guarus. Segundo a PM, no local prevalece a lei do silêncio, não tendo testemunhas do fato ou câmeras de monitoramento.
Em São Francisco, um homem foi baleado na avenida Itaperuna, na praia de Santa Clara. De acordo com a PM, a vítima estava em casa, quando foi atingida de raspão no pé esquerdo. No local, foram recolhidos 10 estojos calibre 45 deflagrados. Dois homens em uma moto Yamaha YBR preta teriam passado pelo local e efetuado os disparos.
Já no domingo (1º), Thiago Luiz Rangel Cardoso, de 42 anos, foi assassinado a tiros dentro da mercearia que administrava, no distrito de Barra do Itabapoana, em SFI. Segundo a PM, um homem invadiu o local e atirou várias vezes contra a vítima.
No mesmo dia, em Guaxindiba, um adolescente de 16 anos foi baleado no crânio. A vítima não possuía antecedentes e foi atingida por engano. O jovem foi encaminhado para o HFM. Policiais militares realizaram buscas na tentativa de localizar os suspeitos, mas, até o momento, ninguém foi preso.
“A Polícia Militar atua no policiamento ostensivo nas ruas. Havendo flagrante delito, os envolvidos serão presos. O policiamento segue intensificado nas localidades, com equipes realizando rondas e abordagens sistematicamente”, diz a PM em nota.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, os casos estão sendo investigados. “Os casos citados estão sendo investigados pela 147ª DP (SFI). Os agentes coletam informações e realizam demais diligências para identificar as autorias e esclarecer as circunstâncias dos crimes. Os casos registrados na 146ª DP também estão em investigação. A perícia foi realizada e diligências estão em andamento para localizar os autores da morte de João Lucas e que deixou outras três pessoas feridas. No homicídio de Gabriel Cardoso, os agentes levantam informações e estão em diligências para esclarecer as circunstâncias dos fatos”, informou a nota.
Estatísticas — Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro a outubro deste ano, 35 homicídios foram registrados na 134ª DP (Centro), enquanto no mesmo período de 2023, foram 43. Já na 146ª DP (Guarus), foram 70 assassinatos em 2024 e 62 casos no ano passado, no mesmo período.