Folha da Manhã é o jornal impresso mais citado por entrevistados em pesquisa
O Jornal Folha da Manhã, que tem 46 anos, foi considerado o Top of Mind na categoria jornal impresso em Campos. O jornal foi o mais citado entre os entrevistados selecionados para a pesquisa, sendo o primeiro jornal impresso que vem à mente da população. Este estudo, utilizando metodologias e pesquisa eleitoral, foi a primeira realizada na cidade. De acordo com o Instituto Cognos DataScience, responsável pela pesquisa, a ideia é que aconteça todos os anos. Além da Folha, a Inter TV Planície, que faz parte do conglomerado de comunicação do Grupo Folha, também está entre os premiados.
O jornal Folha da Manhã, que deu inicío ao Grupo Folha de Comunicação, foi fundado em 1978, como um sonho pelo jornalista Aluysio Cardoso Barbosa (falecido em 2012). Circula duas vezes na semana, às quartas-feiras e aos sábados, com os registros dos principais acontecimentos de Campos e região.
O Top of Mind é um termo da língua estrangeira que se refere a pesquisa de lembrança da marca ou empresa que vem à mente da população quando questionados sobre uma determinada categoria de produtos ou empresas. Podemos dizer que é uma maneira de medir a popularidade de uma marca e apontar o reconhecimento e relevância da empresa.
Em Campos, a pesquisa realizada pelo Instituto questionou os entrevistados, que responderam de forma espontânea, a seguinte pergunta: “Quando se fala em jornal impresso em Campos, qual o primeiro nome que lhe vem à cabeça?”. Entre as respostas, a Folha da Manhã foi o jornal mais citado.
A sócia e gerente da empresa, Maria Elisa Hissa Rodrigues, fala sobre a importância da realização da pesquisa e a relevância do estudo para a empresa de comunicação.
“A pesquisa de Top of Mind, quando realizada de forma séria e com metodologia adequada, é uma forma de reconhecimento dos esforços de uma empresa para que seja lembrada pela população. Certamente, para a empresa ganhadora em sua categoria, a premiação será um estímulo para que continue o trabalho que é feito. Em última instância, este tipo de premiação faz com que as empresas, vencedoras ou não, tentem melhorar seu atendimento e quem ganha são os clientes, que ficam mais satisfeitos. Um exemplo de grande êxito no que se refere à preocupação em satisfazer seus clientes, está o tradicional Jornal Folha da Manhã”, ressaltou a gerente do Instituto.
O responsável técnico, Eduardo Shimoda, explicou sobre a metodologia utilizada na pesquisa. Segundo ele, a pesquisa que aconteceu entre os dias 13 e 19 de agosto deste ano, entrevistou cerca de 400 pessoas em dois pontos de grande movimentação no município.
“Foram entrevistadas 400 pessoas em Campos dos Goytacazes (margem de erro de 4,9 pontos percentuais e significância de 95%), entre os dias 13 e 19 de agosto de 2024. A pesquisa foi presencial, realizada no fluxo, em pontos de grande circulação no centro da cidade e no bairro Pelinca. Para garantir que, estatisticamente, os resultados fossem representativos e com credibilidade, o perfil dos entrevistados seguiu a proporção dos últimos dados disponíveis em censos demográficos quanto a: gênero, nível de escolaridade e faixas etária e de renda”, explicou Eduardo Shimoda.
Maria Elisa Rodrigues ainda parabenizou o grupo pela premiação e pelo trabalho e compromisso realizado em prol de toda a sociedade.
“A escolha, com ampla maioria, do jornal como o mais lembrado, vem coroar todo o esforço do grupo, e é um reconhecimento incontestável da sua competência e de que está no caminho certo. O Instituto de pesquisa Cognos DataScience vem parabenizar o Grupo Folha da Manhã pela premiação e por todo trabalho realizado em prol da sociedade, levando informação de qualidade e com muita responsabilidade”, disse Maria Elisa.
O diretor financeiro do jornal Folha da Manhã, Christiano Abreu Barbosa, destacou a importância da pesquisa e a emoção do grupo em receber esse reconhecimento após todo compromisso e dedicação com a informação de qualidade e a credibilidade prestada por toda equipe.
“A gente recebe com muita alegria que é o reconhecimento do nosso trabalho. O trabalho de toda a equipe e da redação, que produz nossa principal matéria-prima, que é a informação, o conteúdo, informação de qualidade, credibilidade. Então, a gente recebe com muita alegria, principalmente sendo ainda um jornal impresso. Na contramão, a maioria dos jornais que ainda existiam, boa parte fechou na pandemia, nós mantivemos, temos duas edições. Existe um público ainda para esse produto. Que ainda se informa pelo jornal impresso. Obviamente, nos adaptamos aos novos tempos de informação em diversos meios, rapidamente, informação pela internet, mas o público impresso ainda tem o seu lugar. Então a gente recebe com muita alegria por esse reconhecimento do nosso trabalho”, finalizou Christiano.
Uma cerimônia da premiação do Top of Mind será realizada no final do mês de fevereiro do ano que vem, no auditório da CDL, apoiadora do evento. A empresa participante receberá um troféu e um quadro representando um prêmio de reconhecimento e de qualidade, indicando um alto nível de fidelidade e de satisfação por parte dos clientes.