Programa de Campos apoia um dos 150 melhores cafés do Brasil
21/11/2024 10:45 - Atualizado em 21/11/2024 10:51
Um dos 150 melhores cafés do Brasil tem apoio do Programa Startup Campos
Um dos 150 melhores cafés do Brasil tem apoio do Programa Startup Campos / Daniel Coelho / Divulgação
O Café Riga surgiu a partir do desejo pessoal do seu fundador, Daniel Coelho, em difundir o consumo de cafés especiais naturais, sem agrotóxicos e, também, do chá da casca do café, chamado de Cáscara. Hoje, o café e o chá se tornaram uma empresa familiar consolidada. Eles estão entre os 150 melhores cafés do Brasil. Mas tudo isso só foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Campos aos novos empreendedores, por meio do Programa Municipal Startup Campos, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com apoio da TEC Incubadora.

Daniel explicou que o nome da empresa se deve ao fato de Riga ser a capital da Letônia, onde sua esposa, Bárbara Libeck, tem ascendência.
“Para nós do Café Riga tem sido muito importante receber esse auxílio do Programa Startup Campos, pois ajuda a gente no início do empreendimento, quando tempos muitos custos e poucos resultados. Então, ajuda bastante a termos um investimento maior, para fazermos os testes, desenvolvendo os protótipos, etc”, afirmou.

Além disso, ele falou sobre as formações recebidas durante o período de incubação.
“Sem contar todo o auxílio intelectual por parte dos mentores da TEC e as oportunidades que temos nos eventos e com os parceiros, como Sebrae, Porto do Açu e a própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Eu venho da academia e, como professor, a gente não tem essa trilha empreendedora em nosso DNA. Aprender e desenvolver essas habilidades tem sido muito proveitoso para mim, para a equipe e para o projeto como um todo. Realmente tem sido muito bom!”, disse.

De acordo com o presidente da TEC, Henrique da Hora, os contemplados pelo programa têm obrigações nas escolas municipais, preparando uma nova geração de empreendedores.
“É um programa muito bacana da Prefeitura, que está servindo de exemplo para outros municípios. O Startup Campos, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é rico em seus objetivos, promove uma série de ações dentro das políticas públicas, promove o empreendedorismo inovador na sociedade, atrai startups e promove o desenvolvimento regional. E o mais interessante: tem um olhar para a próxima geração de empreendedores”, comentou.

Segundo o presidente, o Startup Campos aproxima os empreendedores de hoje, que são beneficiados pelo programa, aos empreendedores de amanhã.
“Ele leva os beneficiários para dentro das escolas municipais em oficinas, palestras, atividades que irão inspirar nossas crianças a repensar nosso território, desejar empreender e promover esse desenvolvimento regional. Uma educação plena e emancipadora prepara o cidadão para o mundo do trabalho, do qual faz parte o empreendedorismo inovador. Nossas crianças estarão mais bem preparadas para exercer sua plena cidadania estando em contato com empreendedores tão inovadores quanto os que estão no Programa Startup Campos”, completou.

Segundo a coordenadora do Startup Campos, Adriana Crespo, trata-se de um café especial agroflorestal, das montanhas do Caparaó, em Espera Feliz (MG), que foi uma das quatro empresas incubadas no Programa Municipal de Apoio a Startups selecionadas em um novo edital do Sebrae, em maio deste ano.

“O Café Riga foi finalista do Coffee of the Year (COY) pelo segundo ano seguido. É muito gratificante ver a evolução de um projeto integrante do Programa Startup Campos! É a Política Pública de qualidade na prática”, disse Adriana.

O Programa é um processo de seleção de bolsistas empreendedores para oferta de bolsas individuais no valor de R$ 2.500 pelos projetos selecionados no edital, que apresentarem alta capacidade de inovação e crescimento, com potencial para se transformarem em Startup.

“Durante o Programa, o proponente recebe suporte técnico por meio de consultorias/mentorias, treinamentos, workshops e networking, direcionados em cinco eixos (Empreendedor, Mercado, Gestão, Capital e Tecnologia) visando à formação de empreendedores e negócios capazes de atuar no mercado de base tecnológica”, informou Adriana.
Com informações Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS