Procon de Campos faz alerta sobre novo golpe de falsa ligação bancária
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Campos fez novo alerta sobre mais um golpe denunciado ao órgão, que consiste em falsas ligações bancárias para obtenção de dados sigilosos das vítimas, como por exemplo, senhas. Segundo o secretário municipal do Procon, Carlos Fernando Monteiro, as pessoas devem denunciar casos como esses e estar atentas para não cair em armadilhas.
"A gente tem recebido reclamações, que tem aumentado, e estou muito preocupado, por isso faço o alerta. Várias pessoas estão recebendo telefonemas dizendo que são de bancos, já de posse de vários dados dessas pessoas e elas acabam acreditando que realmente é do banco e continuam prestando as informações até chegar em senhas e em informações sigilosas. De posse das senhas, os golpistas fazem pix, pegam empréstimos nessas contas, transferências. E aí depois a pessoa vê que aquilo era um golpe", explicou o secretário.
Carlos Fernando destacou que agências bancárias não fazem contato via telefone pedindo dados sigilosos. “O banco não liga para seus clientes pedindo informações sigilosas. Não atendam. Se alguém enviar algum link para você, que você não conheça, não abra esse link que é golpe. Estamos aqui à disposição para qualquer esclarecimento e para qualquer reclamação que o consumidor queira registrar”, disse.
As pessoas que queiram fazer denúncias ao Procon podem entrar em contato com o órgão através do telefone (22) 98175-2523 ou pelo atendimento via WhatsApp, (22) 98175-2561. Quem preferir, também pode procurar o atendimento presencial na sede do órgão, na Avenida José Alves de Azevedo, 236, Centro.
"A gente tem recebido reclamações, que tem aumentado, e estou muito preocupado, por isso faço o alerta. Várias pessoas estão recebendo telefonemas dizendo que são de bancos, já de posse de vários dados dessas pessoas e elas acabam acreditando que realmente é do banco e continuam prestando as informações até chegar em senhas e em informações sigilosas. De posse das senhas, os golpistas fazem pix, pegam empréstimos nessas contas, transferências. E aí depois a pessoa vê que aquilo era um golpe", explicou o secretário.
Carlos Fernando destacou que agências bancárias não fazem contato via telefone pedindo dados sigilosos. “O banco não liga para seus clientes pedindo informações sigilosas. Não atendam. Se alguém enviar algum link para você, que você não conheça, não abra esse link que é golpe. Estamos aqui à disposição para qualquer esclarecimento e para qualquer reclamação que o consumidor queira registrar”, disse.
As pessoas que queiram fazer denúncias ao Procon podem entrar em contato com o órgão através do telefone (22) 98175-2523 ou pelo atendimento via WhatsApp, (22) 98175-2561. Quem preferir, também pode procurar o atendimento presencial na sede do órgão, na Avenida José Alves de Azevedo, 236, Centro.
Fonte: Secom