Portadora da fibrose cística, jovem campista faz campanha para custear tratamento
Ana Carollina Rodrigues, de 24 anos, natural de Campos, enfrenta um desafio de vida. Portadora de fibrose cística, uma doença genética rara e sem cura que afeta principalmente os pulmões e o sistema digestivo, Ana Carollina viu seu quadro se agravar nos últimos meses, resultando na perda de 80% da capacidade pulmonar. Atualmente, ela depende de assistência para realizar atividades básicas, como escovar os dentes e tomar banho.
Diagnosticada aos 12 anos após pneumonias recorrentes, a jovem foi inicialmente tratada por um médico alergista que a encaminhou para uma pneumologista. A médica, que é de Campos, solicitou um pedido de exame e o diagnóstico foi confirmado através de um teste de suor realizado no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro.
Recentemente, Ana Carollina teve as esperanças renovadas com a incorporação do medicamento Trikafta/Trixacar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos portadores de fibrose cística. No entanto, sua mutação específica só está incluída na bula americana do medicamento, o que a levou a entrar com um processo para obter o tratamento entre março e abril deste ano. Devido à lentidão burocrática e à urgência de seu estado de saúde, Ana Carolina decidiu iniciar uma campanha para arrecadar 180 mil reais, o suficiente para seis meses de tratamento. Cada caixa do medicamento custa 30 mil reais.
Ela fez um apelo nas redes sociais, explicando sua situação e pedindo ajuda para arrecadar os fundos necessários. Quem puder ajudar de alguma forma, poderá fazer a doação através do pix: [email protected], Banco Inter, agência: 0001, conta: 37587060-1 em nome de Ana Carollina Rodrigues Manhães.