Resultado da Assembleia Geral do Sinasefe IFFluminense desta quarta-feira
- Atualizado em 19/06/2024 17:48
Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (19), quase 500 servidores do Sinasefe IFFluminense participaram da Assembleia Geral, realizada de forma híbrida na sede do sindicato e via Zoom, com uma duração aproximada de 5 horas.
Durante a assembleia, os servidores analisaram dezenas de propostas conquistadas ao longo das três principais rodadas de negociação, além dos recursos apresentados pelo Governo Lula/Alckmin para o orçamento dos Institutos Federais. Os participantes votaram para definir a posição que a seção sindical defenderá na 193ª Plenária Nacional, marcada para os dias 21 e 22 de junho, de forma virtual via Zoom e presencial em Brasília–DF.
Na primeira votação, com 354 votos a favor, 108 contra e 28 abstenções, os servidores decidiram pela assinatura do acordo que contempla todas as conquistas negociadas até 14 de junho com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Educação (MEC) e Governo Federal. Na segunda votação, com 388 votos a favor, 37 contra e 13 abstenções, foi garantida a continuidade da greve até a efetiva assinatura do acordo.
Além disso, a Assembleia aprovou, por 307 votos a favor e 9 contra, a realização de uma reunião entre a Reitoria e o Comando Central de Greve para organizar as diretrizes do retorno e da reposição, conforme documento estabelecido em 15 de abril de 2024.
Os servidores sindicalizados Ana Beatriz e Elton John foram eleitos delegados para representar a seção na 193ª Plenária em Brasília, acompanhados pelos observadores Tiago Ribeiro, Fátima Pereira, Gustavo Lopes, Gabriel Marques, Luiz Garcez e Priscila Wandalsen.
“É fundamental destacar que os delegados eleitos pela base do Sinasefe IFFluminense têm a responsabilidade de levar para a Plenária Nacional do sindicato, nos dias 21 e 22 de junho, em Brasília, as decisões da base. Na plenária, serão discutidos os rumos nacionais da greve com base nas deliberações locais, decidindo-se se os acordos serão aceitos em âmbito nacional e se a greve continuará. Pedimos às bases que mantenham a calma e aguardem os desdobramentos dessa importante Plenária do Sinasefe”, concluiu o servidor Elton John.
A Seção Sindical do Instituto Federal Fluminense-RJ é composta pelos seguintes campi: Reitoria, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos dos Goytacazes/Centro, Campos dos Goytacazes/Guarus, Campos dos Goytacazes/Centro de Referência, Campos dos Goytacazes/Polo de Inovação, Itaboraí, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra.
A greve está em aberto, sem data limite definida. A Plenária Nacional, que acontecerá em Brasília nos próximos dias 21 e 22 de junho, reunirá todas as seções sindicais do Sinasefe do Brasil, que decidirão os próximos passos. Aqui na Seção Sinasefe IF Fluminense, foi decidido pela assinatura do acordo que contempla todas as conquistas até 14 de junho, negociadas com MGI, MEC e Governo Federal, e também foi aprovada a continuidade da greve até a efetiva assinatura desse acordo. Só após essa Plenária saberemos mais detalhes dos próximos passos.

Fonte: SINASEFE