Guarus teve redução de 45% no número de homicídios em comparação com 2022
Ingrid Silva 02/03/2023 18:27 - Atualizado em 02/03/2023 18:28
Delegada Pollyana Henriques
Delegada Pollyana Henriques / Rodrigo Silveira - Folha da Manhã
Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (9), a delegada titular da 146ª Delegacia de Polícia, Pollyana Henriques, apresentou o resultado de uma redução de 45% dos homicídios tentados e consumados em relação aos meses de janeiro e fevereiro de 2022 na região de Guarus. De acordo com a delegada, no total de janeiro de 2023, aconteceram oito homicídios (tanto consumado quanto tentado), enquanto no ano passado houveram, no mesmo mês, 14 crimes. Já em fevereiro do ano passado, tiveram 11 homicídios no total, enquanto neste ano tiveram apenas seis.
Esses números adquiridos no primeiro bimestre são os menores desde 2003. Isso mostra o que a delegacia alcançou com a implementação de um novo protocolo de investigação de homicídios na 146ª DP, bem como da ação contínua e conjunta com a Polícia Militar e demais forças de segurança da cidade. Essa implementação se deu com a criação de um novo setor, o Grupo Especial de Local de Crime (Gelc), que atua indo ao local do crime imediatamente após a ocorrência, onde realizam investigação preliminar, coletam dados e provas preparando o procedimento para o setor de homicídios investigar.
Segundo a delegada, essa rapidez e agilidade do Gelc faz o setor atuar como potencializador no setor de homicídios, trazendo até mesmo mais celeridade. Ela ressalta, ainda, sobre o quanto essa nova seção agrega também nas ações de tráfico de drogas, que normalmente estão ligados com a prática de homicídio.

O trabalho da 146ª DP tem sido um trabalho de integração com as outras forças, tanto quanto com a Polícia Militar e as trocas de informações quanto com a secretaria de Ordem Pública, que está fazendo um mapeamento para implementação de câmeras na região de Guarus. “Estamos fazendo um estudo da região para auxiliar a secretaria de Ordem Pública nesse sentido, indicar os locais que consideramos mais interessantes para implementação dessas câmeras, que será também algo diferencial na apuração de crimes na região. A ação conjunta com as outras forças acaba potencializando o nosso trabalho”, explica a delegada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS