Servidores do IFF campus Centro em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta
Dora Paula Paes 17/04/2024 15:33 - Atualizado em 17/04/2024 16:50
Aluno no Campus Centro do IFF
Aluno no Campus Centro do IFF / Foto: Rodrigo Silveira
Os servidores do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro aderiram à greve nacional liderada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), por tempo indeterminado. As atividades administrativas e acadêmicas foram paralisadas a partir desta quarta-feira (17). As aulas do 1º semestre letivo de 2024 começariam no dia 24 de abril, mas, devido à greve da categoria, não vão ocorrer.
O compromisso firmado na assembleia organizada pelo Sinasefe IF Fluminense, no dia 2 de abril, no auditório Miguel Ramalho do IFF Campos Centro, foi de finalizar as atividades do 2º semestre letivo de 2023, já que, devido à pandemia de Covid-19, o calendário acadêmico do IFF Campos Centro ainda está atrasado.

Segundo a entidade sindical, a categoria reivindica reestruturação das carreiras dos docentes e dos técnico-administrativos, recomposição de perdas salariais por causa da inflação dos últimos 8 anos e a revogação de normas publicadas por governos anteriores que ferem a autonomia no serviço público.
Faixa da greve foi colocada em frente ao IFF
Faixa da greve foi colocada em frente ao IFF / Foto: Rodrigo Silveira
Durante o período de greve, o IFF Campos Centro manterá algumas atividades consideradas essenciais pelo comando de greve e a Direção-Geral da unidade que foram descritas em comunicado. Segundo o documento, o campus irá funcionar com demandas presenciais das 8h às 19h. Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento da greve deverá encaminhar um e-mail para [email protected].
Além da continuidade do pagamento de todos os tipos de bolsas pagas a estudantes durante o período da greve, também foram incluídos na lista de atividades essenciais o funcionamento da Biblioteca e o atendimento presencial na Diretoria de Gestão de Pessoas cujo expediente será às terças e quintas-feiras, das 8 às 12h e, no turno vespertino, das 14 às 17 horas. Na Diretoria de Gestão Financeira só serão executados processos já em andamento. O setor de Registro Acadêmico vai atender presencialmente demandas consideradas emergenciais dos alunos das 13 às 19h, enquanto que a Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação vai dar apenas o suporte e a manutenção para que esses serviços possam ser feitos com qualidade.
Eventos —O comunicado informa que eventos já programados como os Jogos entre Instituições Federais de Ensino Tecnológico da Região Sudeste (Jifets), que vão acontecer entre 19 e 22 de abril, a reunião de imersão do Doutorado AmbHidro marcada para 25 e 26 de abril e a capacitação do aparelho de ultrassom da área de Mecânica, que será nos dias 7,8 e 9 de maio, estão mantidos.
Projetos e Pós-graduação —Outros projetos e os cursos de mestrados e doutorado também vão continuar durante a greve. O Centro de Qualidade de Vida (CQV) vai funcionar normalmente. As aulas do Curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, do Programa Mulheres Mil, que acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18 às 22h, e as do Curso Preparatório Popular Goitacá vão continuar presencialmente.
Já os cursos de pós-graduação Stricto Sensu vão manter seus calendários. Segundo o futuro diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFF Campos Centro, Pedro Castelo Branco, as aulas dos programas vão permanecer presenciais por ser uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Curso de Reforço Acadêmico também foi considerado atividade essencial e permanece com seu cronograma inalterado.
Com informações da Ascom.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS