'Novembro Negro' com vasta programação na Uenf
Dora Paula Paes - Atualizado em 13/11/2024 08:09
Divulgação/secom Uenf
O movimento “Novembro Negro”, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), está com uma vasta programação até o próximo dia 14. A exposição fotográfica “Negro Lugar: nossas perspectivas”, cinema (e abre um espaço para o longa “Black Rio! Black Power!”), desfile de moda, arte, dança e música, estão entre os principais eventos. O foco da pauta, na universidade, é a conscientização sobre a importância das lutas e resistências históricas da população negra no Brasil.
No Centro de Convenções Oscar Niemeyer, o “Novembro Negro” está com a programação da II Semana da Consciência Negra e a II Mostra de Cinema Decolonial da Uenf. A mostra acontece nesta quarta-feira (13), com a exibição dos curtas “Jongo Tambores da Machadinha”, “Viveres Noinha”, “Cores Pretas” e do longa “Black Rio! Black Power!”, no Cine Darcy, a partir das 18h.
Quanto ao longa “Black Rio! Black Power!” - um filme de Emílio Domingos - vale, sempre, ressaltar sua importância no movimento negro do Brasil atual. Ele apresenta a influência do movimento Black Rio na cultura, na sociedade e nos processos, nos últimos anos, principalmente na luta por justiça racial. É ainda um desenho do Rio de Janeiro e do Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. O documentário mostra a influência de gêneros como o hip-hop. Neste contexto, há de se exaltar a postura mais afirmativa das novas gerações.
Na quinta-feira (14), às 17h, tem o desfile de moda Afrocentrada e, às 19h, o Samba da Consciência.
Exposição - Já a coordenação do Programa de Extensão do Centro de Memória da Uenf realiza nos dias 13 e 14, das 8h às 22h, no Espaço Aquário do Centro de Ciência do Homem (CCH), a exposição fotográfica Negro Lugar: nossas perspectivas. A abertura da exposição será nesta quarta, às 8h30.
Inicialmente montada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) por ocasião do II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, em maio de 2024, a exposição Negro Lugar chega ao CCH-Uenf por iniciativa do Centro de Memória da Uenf. Trata-se de uma exposição fotográfica que mergulha profundamente na experiência de vida de pessoas negras, explorando seus múltiplos significados e suas expressões ao longo do tempo e do espaço.
Dividida em três partes distintas — Negro Vida, Negro Tempo e Negro Espaço —, a exposição propõe uma reflexão sobre as imagens da identidade negra, desde suas representações visuais até suas conexões ancestrais e suas interações com o ambiente físico.
A professora da Uenf Wania Mesquita, juntamente com as curadoras da exposição, Alana Crem e Vânia Morales Sierra, destaca que a exposição Negro Lugar não apenas enriquece o cenário fotográfico com sua diversidade de perspectivas e estilos, mas também desempenha um papel vital na promoção da representatividade e na amplificação das vozes negras dentro das artes visuais.
História - O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data foi estabelecida para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo de resistência à escravidão, no Brasil.
Com informações da assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS