Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino se apresenta em Campos com entrada franca
- Atualizado em 08/10/2024 13:15
Foto: Divulgação
Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), se apresenta nesta quinta-feira (10), às 20h, na Arena Davi Machado, com entrada franca. O local fica na sede da ONG Orquestrando a Vida. O concerto é o primeiro da turnê 2024 da orquestra que vai percorrer várias cidades.

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino tem direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins, regência do maestro Brian Fleming, e realização do Instituto Dell’Arte. A turnê Orquestrando a Vida 2024 já passou por Rio das Ostras, Cardoso Moreira, Rio de Janeiro e se encerra em Niterói.

Os músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, são provenientes de áreas de risco social. O repertório eclético inclui composições de Strauss, George Gershwin, Fafá de Belém, Zequinha de Abreu, Baden Powell, Tom Jobim, Grieg, entre outros.

A turnê Orquestrando a Vida 2024 é apresentada pela Enel, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção da Dellarte, apoio da Athena Capital e Orquestrando a Vida e realização do Instituto Dell’Arte.

Orquestrando a Vida

Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 29 anos nos moldes do “El Sistema” venezuelano. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando, motivando ao estudo e preparando para o mercado de trabalho.

Programa:

Tritsch Tratsch – Strauss (Versão Orq.Simón Bolívar)
Orquesta Sinfónica Simón Bolívar – Tritsch-Tratsch (en vivo)
Rhapsody in Blue – George Gershwin
Fuga con Pajarillo – Aldemaro Romero
Popurrí “Perez Prado”: Que rico mambo / Ruletero / Mambo Nº5 / Mambo Nº8 (Orq: Eugenio Toussaint)
Vermelho – Fafá de Belém (Arr. Fernando Britto)
Tico tico no fubá – Zequinha de Abreu (Arr. L. M. Carneiro)
Berimbau – Baden Powell / V. Moraes (Arr. L. M. Carneiro)
Mix Carioca – Tom Jobim (Arr. L. M. Carneiro) / Mix Brasileiro – L. M. Carneiro
Peer Gynt Suite Nº1, Op.46 “Tanz in der Halle des Bergkönigs” (Na gruta do Rei da montanha) – Grieg
Conga del fuego nuevo – Arturo Márquez
Danzón Nº2 – Arturo Márquez

Fonte: Secom 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS