Espetáculo "Rua das Cabeças" inicia apresentação no Museu Histórico de Campos
Rafael Khenaifes 20/09/2024 09:13 - Atualizado em 20/09/2024 12:10
Peça "Rua das Cabeças"
Peça "Rua das Cabeças" / Divulgação
O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHGC) apresentou, nessa quinta-feira (19), o espetáculo “Rua das Cabeças”, encenado pelo Núcleo de Pesquisa Cênica Letras em Movimento. Uma nova encenação acontecerá nesta sexta-feira (20), às 19h, tendo como entrada a doação de 1kg de alimento não-perecível. O evento tem a realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A direção musical foi de Dulce Gabriele.
No pátio interno do Solar do Visconde de Araruama, os atores do Letras em Movimento deram vida aos personagens de um acontecimento histórico, considerado o mais célebre de todos os crimes praticados na Villa de São Salvador de Campos dos Goytacazes, em 1805. Um lugar pacato foi abalado por um crime que deu nome à “Rua das Cabeças”, hoje denominada Rua Comendador José Francisco Sanguedo, no Centro de Campos. A direção musical foi realizada por Dulce Gabriele.
Escrito e dirigido pelo coordenador do Letras em Movimento, Guilherme Freytas, o espetáculo foi encenado por Taiane Santos, Estefany Nogueira, Pedro Gasparini, Lais Larissy, Ruan Trindade, Pedro Ivo Oliveira, Valdiney Mendes, Alessandro Martins, Cleidymara Santos, Glaucier Arly, Matheus Nakamura, Bárbara Laurindo e Paulo Victor Santana. “Rua das Cabeças” tem supervisão e pesquisa da coordenadora do MHGC, Graziela Escocard. 
“Contamos a história do assassinato do cirurgião Pedroso, encomendado por um padre, que teria como motivação a defesa da honra de uma jovem sobrinha. Joaquim Aranha, um negro liberto, foi o autor do homicídio. O corpo de Pedroso foi encontrado no Rio Paraíba do Sul. Estou muito satisfeito com o resultado do trabalho coletivo que realizamos e, nesta sexta-feira, esperamos pelo público às 19h”, disse o coordenador do Letras em Movimento, Guilherme Freytas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS